Moraes, o intocável.
O Diário - 13 de dezembro de 2025
DANILO PIMENTA SERRANO É ADVOGADO E PROFESSOR UNIVERSITÁRIO
Compartilhar
Nesta semana o jornal O Globo noticiou que o escritório de advocacia da esposa do ministro Alexandre de Moraes foi contratado, no início de 2024, para defender os interesses do banco Master, agora liquidado, pela pequena fortuna de R$ 3,6 milhões mensais, em um contrato de 36 meses, no valor total de R$ 129 milhões.
De acordo com o portal UOL, dos 77 mil processos judiciais nos quais o banco Master é parte, a esposa do Ministro consta como advogada em apenas um deles, uma queixa-crime envolvendo o proprietário do banco.
A divulgação dessa contratação - no mínimo, questionável - não foi a única má notícia para Alexandre de Moraes nos últimos meses. Em meados de agosto deste ano, um ex-assessor do Ministro no TSE divulgou uma série de graves acusações contra Moraes, apontando o suposto uso da estrutura do Tribunal Eleitoral e do STF para direcionar investigações com finalidade política. O denunciante também acusou o gabinete do Ministro de adulterar datas de documentos para justificar operações da Polícia Federal contra empresários em 2022, o que, segundo ele, configuraria fraude processual.
Essas gravíssimas acusações, que podem se tornar um dos maiores escândalos do Judiciário brasileiro, também podem se mostrar um conjunto de criminosas ilações totalmente infundadas do denunciante. Todavia, o que causa espanto é a ausência de qualquer investigação das denúncias, até mesmo por parte da imprensa, que não deu o destaque que o caso merece. Hoje, ao que consta, o único reflexo dessas denúncias é o processo penal pelo qual o ex-assessor responde por “violação de sigilo funcional”. Sobre o teor das denúncias? Nenhuma palavra.
O caso do banco Master, tal como as denúncias do ex-assessor, em breve deve cair no esquecimento, sem qualquer investigação para apurar eventuais ilegalidades praticadas pelo Ministro ou por pessoas próximas a ele. Isso porque, ao que tudo indica, Moraes é intocável - o caso brasileiro do “the king can do no wrong”.
DANILO PIMENTA SERRANO É ADVOGADO E PROFESSOR UNIVERSITÁRIO




