Esqueci minha senha
Mudanças na CNH reduzem custos e etapas no Estado

Sandra Moreno - 16 de janeiro de 2026

Mudanças na CNH reduzem custos e etapas no Estado

Mudanças na CNH reduzem custos e etapas no Estado

Compartilhar


Quem pretende tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em São Paulo a partir de janeiro encontra um processo mais simples, rápido e econômico. As mudanças fazem parte da adequação às novas regras estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que publicou, em 10 de dezembro, a norma da nova CNH.

Antecipando-se às exigências, o Detran-SP implantou em tempo recorde o novo formato do curso e do exame teórico. Agora realizado de forma on-line, o curso permite maior flexibilidade ao candidato, enquanto a prova passou a ter duração de uma hora e exige o mínimo de 20 acertos, em vez dos 21 anteriormente necessários.

São Paulo foi o primeiro estado do país a colocar o novo modelo em prática. Apenas três dias após a publicação da portaria, em 13 de dezembro, o Detran-SP já registrava o primeiro candidato aprovado no novo exame teórico. Desde a implantação do sistema, mais de 14 mil solicitações de curso teórico já foram atualizadas por meio do aplicativo CNH do Brasil.

Outra medida que impacta diretamente o bolso do cidadão é a redução dos valores cobrados pelos exames médico e psicotécnico. Com a nova regra, os procedimentos, realizados exclusivamente em clínicas credenciadas, passaram a ter o valor máximo de R$ 90 cada, o que representa uma redução de cerca de 30% no exame médico e 40% no psicotécnico.

Para orientar os candidatos, o órgão lançou ainda a plataforma CNH Paulista, que reúne um passo a passo detalhado sobre todas as etapas do processo de habilitação. O sistema segue em constante evolução e deverá disponibilizar novos serviços nos próximos meses, com foco na agilidade e na redução de custos para a população paulista.