Município lança projeto sustentável para combater mosquito da dengue
luis.martins - 6 de dezembro de 2025
INICIATIVA: Distribuição de sementes de crotalária ocorrerá também em escolas municipais (Foto: Divulgação)
Compartilhar
Iniciativa prevê distribuição de plantas que atraem predadores do Aedes aegypti
A distribuição de aproximadamente 2,5 milhões de sementes de crotalária integra projeto sustentável lançado pelo município para a prevenção de casos de dengue e outras doenças. As flores desta planta atraem libélulas, que são predadoras naturais do mosquito Aedes aegypti.
O projeto, denominado “Flor & Vida” envolve as secretarias de Meio Ambiente, Educação, Saúde e Assistência Social, com lançamento oficial na última sexta-feira (5).A iniciativa foi apresentada aos alunos do 1º e 2º ano da escola municipal Matilde Gitay de Mello, com a presença do prefeito Odair.
As sementes serão entregues nas escolas municipais, unidades de saúde e de assistência social, bem como no Fundo Social de Solidariedade e na Fazenda Municipal, ficando disponíveis para toda a população ainda neste mês.
“As flores da crotalária atraem libélulas, predadoras naturais de mosquitos. Além disso, por também se reproduzirem em água limpa parada, suas larvas se alimentam das larvas do Aedes aegypti, interrompendo o ciclo reprodutivo do mosquito”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Marcelo Jamal.
EDUCAÇÃO
A secretária de Educação, Mirka Costa, destacou que o projeto será desenvolvido em sala de aula com estudantes do Ensino Fundamental I e II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no próximo ano letivo. “É um projeto que veio para ficar”, afirmou.
ALTERNATIVA
O cultivo de crotalária é uma alternativa no combate ao mosquito Aedes aegypti, mas não substitui os cuidados essenciais que cada morador deve ter em sua residência. A população deve eliminar recipientes que possam acumular água, guardando-os em local coberto; manter caixas d’água limpas e bem fechadas; manter calhas desobstruídas; vedar ou manter com cloro vasos sanitários e ralos sem uso; e lavar semanalmente com água e sabão as vasilhas de animais.



