Esqueci minha senha
Música e celebrações marcam o Dia de Finados no Cemitério Municipal de Barretos

luis.nascimento - 3 de novembro de 2025

Compartilhar


O Cemitério Municipal em Barretos, registrou o longo de domingo (2), Dia de Finados, intensa movimentação dos munícipes, quais foram fazer suas preces e visitar os túmulos de seus entes queridos.

Os portões se abriram por volta das 7 horas, com celebrações de missas previstas para os horários das 7h30, 9 horas, e 17 horas.

Os visitantes foram recebidos na entrada principal pela avenida 21, com música pelo violinista Diogo Silva, diretor do “Céu das Artes”, que em nome da Secretaria Municipal de Cultura realizou uma apresentação com objetivo de trazer paz e alegria para as pessoas.

“ Nós estamos trazendo aqui uma mensagem de paz, para todos os visitantes aqui no Cemitério de Barretos, em nome da Secretaria Municipal de Cultura, do prefeito Odair, do nosso secretário Bruno. Estamos aqui trazendo um pouco de música, para alegrar os corações dos barretenses, nesse dia de Finados aqui, trazendo um pouco de paz para as pessoas”, disse Diogo.

A coordenadora do Cemitério Municipal, Célia Borges de Oliveira disse que a expectativa era de que mais de 5 mil visitantes passassem pelo Cemitério Municipal, durante o período de Finados.

"Nós nos preparamos há uma semana, para estarmos recebendo a população. Essa  semana, nós tivemos um fluxo muito grande, eu acredito que até hoje nós vamos ter mais de 5 mil visitantes. Nós nos preparamos com auxílio da zeladoria, com o controle de vetores, para estar recebendo toda a população. A gente tenta fazer desse dia, um dia muito especial.  E com a prefeitura, com a Natália nossa secretária que tem ajudado muito, a gente pede a população que venha, que faça manutenção e a conservação da sua sepultura, para que juntos a gente possa estar fazendo desse lugar, como hoje. Um lugar especial”, informou Célia.

O padre Deonísio Helko, pároco da Paróquia Santo Antônio de Pádua, confirmou que o Dia de Finados é um momento em que as pessoas, devem se aprofundar no silêncio, na paz, carinho e amor, e que nas missas celebradas no cemitério são importantes para que as pessoas se lembrem, como é sentir a Graça de Deus com a fé.

“ Hoje é um momento de nós, aprofundarmos no silêncio, aprofundarmos na paz, no carinho e no amor. Hoje nós lembramos nessas missas no cemitério, como é o sentir-se profundamente a graça de Deus, com a nossa fé. A nossa fé, é o que abrange tantas coisas na nossa vida, mas o acreditar na ressurreição é o que nos leva sempre a ser feliz. Porque o Finados, é um dia todo voltado, a esses irmãos, que morreram por diversos tipos de morte, as vezes por idade, as vezes por acidente, ou por outros tipos de dor, saúde, mais todos são filhos de Deus. E é por eles, que nos rezamos, fortalecendo a vida no nosso encontro aqui através da eucaristia. Então que Deus conforte, sempre o coração daquele que realmente passa pelas dores. Que a esperança que nós vivemos seja, profunda de amor e carinho. Que Deus abençoe e projeta a todos”, disse o padre Deonísio.

Visitantes foram recebidos ao som de violino pelo músico Diogo Silva

Padre Deonísio Helko durante celebração da missa das 7h30 no Cemitério Municipal

Visitantes durante o Dia de Finados no Cemitério Municipal