Esqueci minha senha
Mutirão de Paternidade “Meu Pai Tem Nome” recebe inscrições até nesta quarta

Roberto José - 12 de agosto de 2025

O Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Gerais promove em todo o país no sábado (16), o mutirão “Meu Pai Tem Nome”.

Defensor Público, Fábio Esposto durante entrevista sobre o Mutirão Foto – Tininho Júnior

Compartilhar


Evento terá coleta gratuita de DNA para agilizar processo de reconhecimento dos pais

O Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Gerais promove em todo o país no sábado (16), o mutirão “Meu Pai Tem Nome”. Em Barretos, a Defensoria Pública de Barretos participa do evento que é uma  mobilização nacional para o reconhecimento de paternidade. Durante a ação, serão oferecidos exames de DNA gratuitos, orientação jurídica e encaminhamentos para conciliação e reconhecimento extrajudicial de paternidade, facilitando o acesso de milhares de famílias ao direito fundamental à identidade. 

Em entrevista, o defensor público Fábio Esposto, informou que os interessados necessitam fazer a inscrição prévia até nesta quarta (13), através da internet no site da Defensoria  Pública -  https://www.defensoria.sp.def.br, pelo telefone 0800 773 4340 ou  presencialmente na unidade da Defensoria Pública de Barretos que rua 25 de Agosto, 740, na Região dos Lagos. “Esse é evento é uma iniciativa nacional e no Estado de São Paulo quase 60 cidades terão esse Mutirão Meu Pai Tem Nome. Estaremos oferecendo orientações jurídicas sobre paternidade, guarda, divórcio, reconhecimento de união estável e outros temas de direito de família. Teremos também reconhecimentos voluntários de crianças e até adultos, e ainda haverá coleta de DNA para identificação da paternidade e com esse procedimento vai agilizar esse processo”, explicou o defensor Fábio Esposto.

De acordo com dados da ARPEN (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais), no município, somente no último ano, 100 crianças foram registradas sem o nome do pai na certidão de nascimento e no Brasil foram 65 mil neste primeiro semestre.