Esqueci minha senha
“Não podemos abrir mão de prevenção para evitar incêndios”, afirma Enio Rodrigues

Roberto José - 8 de julho de 2025

A chegada do período de estiagem, somada com a baixa umidade, coloca mais uma vez em risco, as lavouras de cana-de-açúcar e as principais vegetações existentes em toda a região.

Enio Melo Rodrigues, presidente do SIRVARIG durante entrevista Foto – Divulgação

Compartilhar


Expectativa é ter um período menor de estiagem neste ano de 2025

A chegada do período de estiagem, somada com a baixa umidade,  coloca mais uma vez em risco,  as lavouras de cana-de-açúcar e as principais vegetações existentes em toda a região. O presidente do Sindicato Rural do Vale do Rio Grande, Enio Melo Rodrigues, orientou todos os produtores não podem deixar de fazer a prevenção para evitar a proliferação dos incêndios. “Não podemos abrir mão de prevenção de jeito nenhum para evitar incêndios. Todos os produtores devem conservar os aceiros limpos, porque pode pegar fogo de uma hora para outra, e fazer um estrago tremendo”, afirmou Enio Rodrigues.

O dirigente lembrou ainda que a diretoria do Sindicato Rural está mantendo reunião com diversas usinas da região para montar equipamentos de monitoramento das lavouras para flagrar os incendiários que fazem fogos criminosos. “Os incêndios pode surgir de forma rápida, a Prefeitura de Barretos, através do prefeito Odair Silva está dando total apoio e eu acredito que iremos conseguir monitorar a lavoura de cana”, afirmou o dirigente sindical.

Outra orientação que é realizada anualmente pelo Sindicato Rural, atende orientação do Ministério Público. “Todos os anos, a gente envia um aviso aos associados com cartaz, folhetos e cartilhas com os 10 itens que devem ser realizados para a prevenção de incêndios”, orientou Rodrigues.