Esqueci minha senha
Novembro Azul destaca saúde do homem e alerta para prevenção

luis.martins - 11 de novembro de 2023

Urologista João Paulo Pretti Fantin destacou importância da prevenção (Foto: Divulgação – O Diário de Barretos)

Urologista João Paulo Pretti Fantin destacou importância da prevenção (Foto: Divulgação)

Compartilhar


Câncer de próstata é um dos focos da campanha e especialista esclarece sobre o tema

A campanha de prevenção “Novembro Azul” tem o objetivo de divulgar informações sobre a saúde do homem e, principalmente, conscientizar toda a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens (apenas atrás do câncer de pele não melanoma) Em 2021, foram registrados, por dia no país, 44 mortes em razão da doença. Por ser considerado um tipo de câncer da terceira idade – em que 75% dos casos ocorrem a partir dos 65 anos – há um constante aumento de diagnóstico, devido a maior longevidade da população.

A recomendação dos especialistas é que os homens que tem mais de 50 anos devem procurar um urologista de sua confiança para realizar os exames de toque e o PSA. Em Barretos, o serviço público oferece agendamento junto ao projeto “Saúde do Homem”, no AME, por meio do telefone 0800 779000, onde são realizadas gratuitamente avaliações urológicas e cardíacas, com base em uma fila de espera. Outra possibilidade é procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e solicitar ao médico o encaminhamento ou exame de rastreamento para a detecção do câncer de próstata.

O urologista do Hospital de Amor de Barretos, João Paulo Pretti Fantin, esclarece as principais dúvidas sobre a doença, formas de prevenção, sinais e sintomas.

O que é a próstata?

Dr. João Paulo: A próstata é uma glândula que somente o homem possui e está localizada na parte inferior do abdômen. Trata-se de um órgão pequeno, cujo formato parece uma maçã e fica abaixo da bexiga, à frente do reto (parte final do intestino grosso). A função da próstata é produzir parte do sêmen (líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante a ejaculação).

O que é o câncer de próstata e como detectá-lo?

Dr. João Paulo: É uma doença silenciosa e geralmente assintomática em fases iniciais. Embora seja um tumor comum, infelizmente, muitos homens ainda relutam em fazer os exames preventivos. A melhor maneira de detectá-lo é por meio do exame de rastreamento (conhecido como exame de toque) e do PSA (Antígeno Prostático Específico - que pode ser avaliado por meio de exame de sangue simples). Estes dois exames juntos, possuem uma maior capacidade de detecção do tumor.

Quais os fatores de risco para a doença?

Dr. João Paulo: Além do rastreamento inicial é necessário levar em consideração outros fatores, como raça, estado de saúde e histórico familiar. Por exemplo: homens negros, pessoas que possuem homens na família que já foram diagnosticados e obesos são mais propensas para desenvolver câncer de próstata. Com base nisso, são realizados exames de rastreamento para detecção da doença. Caso o diagnóstico seja positivo, o paciente é encaminhado para iniciar o tratamento. Caso o diagnóstico seja negativo, é feita uma estratégia de prevenção: se os riscos forem baixos, os rastreamentos são anuais ou a cada dois ou três anos.

Quais sãos os principais sinais e sintomas deste tipo de tumor?

Dr. João Paulo: Dificuldade ou demora para urinar; urina cortante; presença de sangue na urina; aumento da necessidade de urinar durante ou dia ou à noite; sensação de que a bexiga não foi esvaziada completamente; sensação de queimação ao urinar; disfunção erétil e cansaço. Também, em casos avançados, o homem pode sentir dores nas costas/lombar.

Qual é a importância da prevenção?

Dr. João Paulo: Pelo fato de o câncer de próstata não apresentar sintoma em fases iniciais, os exames preventivos são fundamentais. Como a doença surge em uma região da próstata, na maioria das vezes os pacientes não sentem dor, não possuem sangramentos na urina e não possuem dificuldades em urinar ou evacuar. Porém, enquanto isso, o tumor continua crescendo na próstata deste homem. Quanto antes acontecer o diagnóstico precoce, maior é a chance de cura (as de chances de cura podem chegar a 90% se o tumor for diagnosticado precocemente).

Qual é a idade indicada para realização dos exames preventivos?

Dr. João Paulo: O público-alvo são homens, a partir de 50 anos de idade. Já homens da raça negra ou que tenha histórico familiar da doença, devem realizar os exames a partir dos 45 anos.

(Fonte: Hospital de Amor de Barretos)