Esqueci minha senha
Novo marco para a Justiça em Barretos

O Diário - 22 de maio de 2025

Novo marco para a Justiça em Barretos

Novo marco para a Justiça em Barretos

Compartilhar


A inauguração da 4ª Vara Cível de Barretos representa um avanço significativo para o fortalecimento da justiça local e para a melhoria da prestação jurisdicional à população. A medida foi autorizada pelo Tribunal de Justiça em fevereiro de 2025, após um intenso processo de mobilização envolvendo autoridades, membros do Poder Judiciário e a sociedade civil.

A criação da nova vara tem como objetivo o desafogamento das demais unidades, permitindo uma distribuição mais equilibrada das demandas judiciais. Essa redistribuição possibilitará que os magistrados e servidores dediquem maior atenção aos processos sob sua responsabilidade, promovendo decisões mais rápidas, eficientes e justas.

Outro fator de relevância é o investimento paralelo em infraestrutura e modernização do sistema judiciário. A criação da 4ª Vara Cível está acompanhada da implementação da Unidade de Processamento Judicial (UPJ), que visa otimizar o fluxo de trabalho, padronizar processos e melhorar o desempenho dos servidores.

A implantação da nova unidade também responde à crescente demanda judicial na comarca. Segundo a administração do Fórum, em fevereiro de 2025, eram cerca de 16 mil processos em tramitação nas três varas cíveis existentes.

A criação da 4ª Vara não apenas atende à necessidade de maior celeridade processual, mas também ao princípio constitucional da dignidade da pessoa humana, ao assegurar que os cidadãos tenham seus conflitos resolvidos de maneira justa, tempestiva e eficaz.