Novo trecho em muro de arrimo apresenta risco de ceder
Sandra Moreno - 20 de janeiro de 2026
prevenção: Equipamento abre vala para aliviar tensão do solo em periodo de chuva
Compartilhar
A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos realizou, na segunda-feira (19), uma ação preventiva em um trecho do muro de arrimo do Córrego Barretos. Um trator da Prefeitura foi posicionado no local para a retirada de terra das laterais da estrutura, com o objetivo de anemizar a pressão exercida pelo solo.
Segundo a secretaria, o equipamento foi posicionado no local para aliviar a pressão da terra sobre a estrutura, com a retirada de terra das laterais do muro, uma vez que o local apresenta uma barrigada, o que indica risco de ceder.
“A ação tem como objetivo reduzir as tensões na base do muro e evitar o agravamento do problema até que a intervenção definitiva seja executada. Após essa etapa, será realizada a recuperação da parede de contenção, garantindo maior segurança ao local”, justificou a secretaria.
Em outro ponto do córrego, a secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos informou que segue realizando uma análise criteriosa das justificativas técnicas e da documentação apresentadas pela MP8 Engenharia e Construções Ltda., empresa responsável pelas obras de recuperação do muro de arrimo que cedeu na Avenida 7, entre as ruas 4 e 12, após as fortes chuvas registradas no dia 13 de dezembro.
A prefeitura reforçou que todas as medidas adotadas visam garantir a segurança da população e a durabilidade das estruturas de contenção ao longo do Córrego Barretos.
O novo ponto observado o risco de falha na estrutura não teve interdição do trânsito, permanecendo a interrupção somente na avenida 7, trecho compreendido entre as ruas 12 e 14.




