Número de queimadas no mês de junho no estado é o menor desde 1998
Sandra Moreno - 5 de julho de 2025

CAPACITADOS: Equipes foram capacitadas para trabalho integrado
Compartilhar
O estado de São Paulo teve, em junho de 2025, o menor número de focos de queimadas dos últimos 26 anos. Foram apenas 55 registros, número inferior ao de 2012, até então o menor da série histórica iniciada em 1998. Em comparação com junho de 2024, a queda foi de 89%, quando houve 532 focos de incêndio.
O resultado é atribuído ao fortalecimento das ações de prevenção e combate por meio da Operação SP Sem Fogo, coordenada pelo Governo do Estado com apoio de diversas secretarias e órgãos, como a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e Fundação Florestal.
Entre as principais medidas estão o monitoramento em tempo real, sistema de alerta georreferenciado, uso de drones e veículos especiais, além do endurecimento das penalidades ambientais. A legislação atual prevê multas de até R$ 10 milhões para quem não adotar medidas preventivas ou provocar queimadas ilegais.
Outro destaque é a criação da Sala SP Sem Fogo, que permite prever cenários críticos e acionar rapidamente as equipes. A operação também incluiu o treinamento de milhares de agentes, compra de equipamentos e resgate de animais silvestres.
As condições climáticas deste inverno, com mais chuvas e nebulosidade, também ajudaram a reduzir os riscos de propagação do fogo.