Esqueci minha senha
Nutricionista orienta sobre hidratação e alimentação em período de calor

luis.martins - 17 de março de 2024

Michele Tasso Muraishi avalia que as pessoas têm procurado melhorar a alimentação (Foto: Jânio Munhoz / O Diário de Barretos)

Michele Tasso Muraishi avalia que as pessoas têm procurado melhorar a alimentação (Foto: Jânio Munhoz / O Diário de Barretos)

Compartilhar


Especialista comenta também sobre emagrecimento e outros temas relacionados à qualidade de vida

A nutricionista Michele Tasso Muraishi explica sobre a importância da hidratação e da alimentação adequada neste período de altas temperaturas. “A primeira questão que devemos nos preocupar é como está nossa hidratação”, afirma a profissional, que atua em clínica com foco em emagrecimento e área esportiva.

Na entrevista, Michele orienta também sobre a alimentação saudável e apresenta dicas para a melhor qualidade de vida das pessoas.

O DIÁRIO: Qual a principal recomendação quanto à alimentação neste período de calor intenso?

MICHELE: A primeira questão que devemos nos preocupar é como está nossa hidratação. No calor, a hidratação é extremamente importante pois a desidratação traz inúmeros riscos à saúde. Sintomas como pele seca, menor produção de urina (cor mais escura e odor mais forte), suor, aceleração dos batimentos cardíacos são alguns deles. Em casos mais graves, a respiração fica acelerada e a pressão mais baixa, podendo gerar confusão mental, desmaios e até convulsões. Oriento sempre aos meus pacientes que a primeira coisa a ser feita ao acordar, é ingerir pelo menos 300-400ml de água. E fracionar durante o dia para que consiga a meta de hidratação. Ter sempre uma garrafa próxima ou bebedouro ajuda muito. Outra recomendação, comer alimentos frescos como frutas, verduras, legumes, sucos naturais, sorvetes e picolés caseiros. Assim conseguiremos atingir a quantidade de micronutrientes que são importantes para todo o funcionamento do nosso organismo e sem contar que refresca o calor.

O DIÁRIO: Com base na sua experiência, quais as principais dúvidas de quem busca atendimento de um profissional de Nutrição?

MICHELE: As pessoas ainda se preocupam muito com o emagrecimento. Muitas vezes tentam fazer dieta por conta própria mas geralmente sem sucesso, por acreditarem que a restrição calórica severa resolve. Então a maioria procura o atendimento nutricional para ter ideia do que e como comer. E os esportistas a maior dúvida seria sobre o que comer no pré treino e pós treino.

O DIÁRIO: Como você avalia a conscientização das pessoas sobre a importância de uma boa alimentação?

MICHELE: As pessoas têm procurado se alimentarem melhor. O conceito de nutrição vem crescendo muito hoje em dia. Acredito que com a facilidade dos meios de comunicação, conseguimos ter acesso a muitas informações de qualidade.

O DIÁRIO: Por que é tão difícil para perder peso? Somente a redução do consumo de determinados alimentos resolve?

MICHELE: Não. O emagrecimento, para acontecer, é necessário o déficit calórico, ou seja, gastar mais energia do que consome (resumidamente). Porém isso não quer dizer que devemos comer muito pouco ou ficar sem comer. Por isso é tão importante o acompanhamento nutricional nesse processo de emagrecimento, porque graças a evolução da nutrição, hoje conseguimos emagrecer se alimentando com qualidade.

O DIÁRIO: É possível determinar o consumo mínimo de água por dia para que se mantenha o corpo hidratado ou depende de cada caso?

MICHELE: Depende de cada um. Devemos levar em consideração sexo, idade, rotina (se fica muito tempo em local mais quente, se gasta mais energia no trabalho, etc). Mas conseguimos fazer uma estimativa de cálculo. Multiplicar seu peso por 35, o resultado será quantidade de água que você deverá ingerir ao dia. Por exemplo, uma pessoa com 70 kg:

70 x 35 = 2450, ou seja, 2450 ml de água (2 litros e 450 ml de água ao dia).

O DIÁRIO: Além da água, quais outros produtos podem ser usados para auxiliar uma boa hidratação? Há contraindicações?

MICHELE: Água é o principal. Ela pode ser pura ou até saborizada (com rodelas de gengibre por exemplo, ajuda até na digestão da água; rodelas de frutas como laranja, morango, limão; ou hortelã ou sachês de chás, etc). Água de coco, sucos naturais (da fruta mesmo e de preferência sem o açúcar). Isotônicos indico para pessoas que realmente necessitam, como os atletas (mas é necessário ver a real necessidade).

O DIÁRIO: Quais as recomendações, do ponto de vista nutricional, para quem pretende iniciar uma rotina de atividades físicas?

MICHELE: A nutrição é a chave para ter melhores resultados. Exercício físico e nutrição, devem andar juntos para ter sucesso. Saber o que comer antes, durante ou depois; quais alimentos ajudarão ainda mais na melhora da performance e chegar no objetivo desejado.

O DIÁRIO: E para os que já fazem atividades físicas regularmente como, por exemplo, os praticantes de corrida?

MICHELE:  Todo corredor necessita ter uma alimentação bem encaixada com os treinos. É um exercício que demanda muito do corpo. Então é necessário comer de forma correta para ter performance e ainda pra auxiliar na recuperação pós exercício. Todos querem evoluir, correndo mais kms e melhorar velocidade.  Mas se tiver uma alimentação rica em alimentos ultraprocessados (refrigerante, excesso de açúcar, álcool, excesso de gordura, sódio, etc), poucos alimentos nutritivos, seria muito difícil de evoluir.

O DIÁRIO: Qual outra orientação que você considera importante para uma melhor qualidade de vida?

MICHELE: Algumas dicas importantes são fazer um pré-cardápio semanal e uma lista de compras; deixar legumes cozidos, misturas já prontas (por exemplo feijão, carnes, etc) e frutas, verduras e legumes já lavados e picados; sono reparador, prática regular de exercício físico; comer mais alimentos naturais e diminuir o consumo de alimentos mais processados.