Esqueci minha senha
O centenário de Paulo Prata

O Diário - 30 de janeiro de 2024

O centenário de Paulo Prata

O centenário de Paulo Prata

Compartilhar


O médico Paulo Prata nasceu em Mirassol em 28 de janeiro de 1924. O centenário de seu nascimento comemorado no domingo tem missa em ação de graças hoje, às 9 horas, no Centro de Eventos do Hospital do Amor.

Formando em medicina em 1942, criou em Barretos o Hospital São Judas Tadeu e estabeleceu a Fundação Pio XII em 67 para o combate oncológico especializado. Mesmo com o seu falecimento em 2004, o ideal de um centro de referência contra o câncer foi mantido, ampliado e consolidado, com o envolvimento de Henrique Prata, de médicos e de artistas, diversas ações comunitárias e providenciais medidas de dirigentes e parlamentares.

A capacidade intelectual, o conceito elevado de espiritualidade e testemunho, a procura incessante de conhecimento, pesquisa sobre a doença e a natureza individual de cada enfermo fizeram o médico Paulo Prata criar um conceito renovador, mesmo com pressões econômicas e de custos para consolidar o projeto hospitalar.

A memória do médico está presente hoje em cursos de medicina, centro de eventos e áreas residenciais, animando o barretense a acolher a todos nos momentos de sofrimento, de incertezas e preocupações. Em diversas entrevistas a imprensa, especialmente para jovens repórteres, Paulo Prata insistia em citar o pensamento de Erich Fromm, enfatizando que “ter esperanças é uma condição essencial de ser humano”.

O ano do centenário do médico Paulo Prata é tempo maravilhoso para se despertar para os dons da vida, o olhar para a prevenção e os procedimentos de cura, entendendo a história com resposta direta aos fatos cotidianos, com coragem, vontade e amor.