Esqueci minha senha
Escovar os dentes requer cuidado e atenção

fabio-luiz-scannavino - 31 de março de 2022

Escovar os dentes requer cuidado e atenção

Escovar os dentes requer cuidado e atenção

Compartilhar


O desgaste do dente com a perda do tecido mineralizado,  muitas vezes é causado por agentes químicos e mecânicos. Envolve processos distintos, denominados como: erosão, abrasão e atrito. A erosão envolve tipicamente a perda química do tecido dentário provocada por ácidos da própria dieta ou provenientes do trato gástrico. Já a abrasão envolve a remoção física do tecido dentário provocada pela inserção de corpos estranhos na cavidade bucal e, o atrito, é a remoção física do esmalte provocado pelo contato direto entre os próprios dentes.

 


O desgaste dentário é considerado um processo multifatorial no qual as interações entre mecanismos distintos atuam em conjunto para levar ao padrão de desgaste observado clinicamente. As interações entre os processos de desgastes químico (erosão) e mecânico (abrasão) são os mais comuns. O desgaste do esmalte durante a escovação (abrasão) é complexo, sendo afetado por muitas variáveis como o grau de abrasividade das pastas de dente e a força aplicada pelo paciente no ato da escovação. A escova com cerdas mais duras também contribuem para esse desgaste, contudo numa menor intensidade quando utilizadas de maneira solitária na higiene da boca.

 


É importante ressaltar que o uso de pasta dentais e enxaguantes bucais contendo Flúor previne e contribui para se evitar o desgaste do dente. No entanto, mais evidências são necessárias para apoiar o benefício da combinação desses produtos contra essa condição. Visitar regularmente o consultório odontológico favorece a adequada orientação e a prevenção das lesões não cariosas.