Esqueci minha senha
O exemplo do carvalho

O Diário - 30 de agosto de 2025

O exemplo do carvalho

Rosa Carneiro é empresária, escritora e integrante da ABC

Compartilhar


Os problemas estão aí para mostrar o tamanho da fragilidade humana. As alegrias se vão e só fica a verdade de que o indivíduo é impotente para lidar com as adversidades que surgem no decorrer da existência da vida.
Deus deixou lições interessantes em sua criação, para mostrar o contrário, isto é, o homem foi criado forte, e a força é sempre adquirida por meio de situações adversas. Para ilustrar vai aqui como exemplo o carvalho, uma espécie de árvore de grande porte cuja madeira é muito dura e compacta. Ela é usada pelos botânicos e geólogos como um medidor de catástrofes naturais do ambiente. Quando se quer saber o índice de temporais e tempestades em determinadas florestas, observa-se logo o carvalho, que é a árvore que mais absorve as consequências de temporais e tempestades. E quanto mais enfrenta, mais forte e resistente  ela fica!
Suas raízes naturalmente se aprofundam mais na terra e seu caule se torna mais robusto, sendo impossível uma tempestade arrancá-la do solo ou derrubá-la. Não são necessárias análises científicas para esta constatação, basta apenas olhar para o carvalho. Por absorver  as consequências dos desastres ecológicos, a robusta árvore assume uma aparência disforme, como se realmente tivesse feito muita força, e muitas vezes um aspecto triste. Cada tempestade para o carvalho é mais um desafio a ser vencido, e não uma ameaça. Cada fenômeno meteorológico muitas árvores são arrancadas, mas o carvalho permanece firme e forte. Isso serve de exemplo e lição para a vida humana. Deve-se tirar proveito das situações contrárias da vida e ficar mais fortes, mais resistentes. Um pouco marcados, sim. Muitas vezes com aparência abatida, porém mais vigoroso com raízes bem firmes e profundas na vida e no dia a dia. Pode-se com isso, compreender a mensagem de Deus quando ensina que tudo se pode se Nele está fortalecido com fé.  Nos momentos de profundo medo das adversidades da vida, há que se ter o sentimento de que tudo vai dar certo e se lembrar de que não há temor diante dos infortúnios porque Ele está presente e sua proteção é certeira. Em meio às lutas é consolador pensar que a criatura humana é como o carvalho e as tempestades a tornará mais forte, segundo Aquele que todos arregimentou.
Saúde, paz, amor, sucesso e força a todos!