Esqueci minha senha
O fortalecimento do Judiciário e a garantia de direitos

O Diário - 27 de maio de 2025

O fortalecimento do Judiciário e a garantia de direitos

O fortalecimento do Judiciário e a garantia de direitos

Compartilhar


O Tribunal de Justiça de São Paulo destacou, em seu site oficial, a instalação da 4ª Vara Cível e a Unidade de Processamento Judicial, que atenderá demandas das 1ª a 4ª Vara Cíveis, na Comarca de Barretos. A cerimônia foi conduzida pelo presidente do TJSP, desembargador Fernando Torres Garcia, no Fórum “Conselheiro Lafayette” no dia 22 de maio.

- As instalações representam o fortalecimento do Judiciário em Barretos, cidade com 122 mil habitantes (IBGE/22) e 65 mil processos em andamento, dos quais 19 mil são de competência cível. A comarca é sede da 14ª Circunscrição Judiciária e pertence à 8ª Região Administrativa Judiciária, com sede Rio Preto, destaca a reportagem.

A 4ª Vara Cível tem como titular o juiz Wellington Marinho. Já a UPJ, a primeira da comarca, que terá como corregedor o juiz Ricardo Truite Alves, atenderá das 1ª a 4ª Varas Cíveis. Conhecido como “Cartório do Futuro”, o modelo unifica ofícios de mesma competência para processamento e cumprimento das determinações judiciais e adota uma nova divisão de tarefas e melhor distribuição dos recursos humanos e do espaço físico. Segundo o TJ, “estudos mostram que o modelo gera aumento de produtividade de 60% em comparação ao formato tradicional dos ofícios”.

A juíza diretora do fórum, Fernanda Vazquez, destacou que a instalação da nova Vara Cível e da UPJ representam a “Justiça que se antecipa, que moderniza e que se aproxima do cidadão.”

Ao encerrar a cerimônia, o presidente do TJ, Fernando Torres Garcia, disse de sua honra em estar “na sentinela avançada do Brasil, como diz o hino de Barretos”. O fortalecimento do Judiciário é conquista para ampliação da cidadania e para a garantia dos direitos de todos os barretenses.