O futebol como fonte de ilusões
O Diário - 17 de janeiro de 2026
Urgência frente às chuvas em Barretos
Compartilhar
Todo barretense tem expectativa em ver o Touro do Vale fazendo bonito no certame da Federação Paulista de Futebol. Há uma renovada esperança anual, a torcida para que a cidade tenha um time competitivo, gerando alegria e fomentando o bairrismo. A temporada de 2026 tem o Barretos e mais 15 times: Internacional de Bebedouro, Araçatuba, Joseense - São José dos Campos, Penápolis, Taquaritinga, Colorado de Caieiras, Comercial de Ribeirão Preto, Suzano, São-Carlense, Jabaquara de Santos, Nacional de São Paulo, São Caetano do Sul, Tanabi e Vocem de Assis.
O certame da A-4 da FPF começa dia 30 de janeiro, com Barretos x Colorado de Caieiras, no Estádio Fortaleza. O campeonato termina em 10 de maio de 2026 e será realizado em quatro fases em que os clubes jogarão no mínimo 15 e no máximo 21 partidas.
O artigo 11 reza que “terão direito de acesso ao Campeonato Paulista de Futebol Profissional da Primeira Divisão - Paulistão A3 de 2027 os dois clubes classificados para a fase final da competição”.
Uma torcedora disse que o time 2026 tem uma “cara nova”, garotada muito jovem e será preciso aplicação tática, dedicação e foco. A magia do futebol envolve paixão e recursos, dons e comando. Força física e visão periférica. Na década de 60, o cartola perguntou porque o time não ganhava, se tinha bons jogadores e o pagamento estava em dia. “Falta conjunto”, explicou o diretor de futebol. “Ok, vamos contratar um conjunto”, disse entendendo ser preciso uma “banda” para animar a equipe. Não é o caso do futebol. Mas transformar o Touro do Vale numa força de conjunto, centrada no objetivo, concentrada num esquema tático e com equilíbrio emocional em cada jogo é essencial para o êxito na temporada.




