O mundo do rodeio passa por Barretos
O Diário - 25 de maio de 2025

O mundo do rodeio passa por Barretos
Compartilhar
O mundo do rodeio é brasileiro e tem um forte sotaque do Chão Preto barretense. O competidor de Ribas do Rio Pardo, no Mato Grosso do Sul, José Vitor Leme, é o campeão da PBR. O extraordinário Vitinho – amigo do Jerominho Muzetti e do Cacá dos Santos – é um brasileiro de garra, talento e habilidade. O competidor conquistou seu terceiro titulo mundial de montaria em touros, no rodeio final no Texas. Um prêmio de US$ 1,632 milhões.
José Vitinho Leme tem 28 anos e teve 100% de aproveitamento nas montarias decisivas do rodeio em Touro nos Estados Unidos. Cravou 88,75 pontos com Ugly This. Somou mais 90,50 pontos com Oyster Creek Brawler. Marcou 89,25 pontos, parando em Lari’s Speck. Um magnífico 91 pontos na final contra o touro Walk Hard.
O tricampeão da PBR nos Estados Unidos venceu a PBR Brasil em 2017, no Estádio de Os Independentes em Barretos. Isto significa que a vivência no evento barretense contribuiu de maneira expressiva para sua carreira.
A história deve ser lembrada e contada. A 30ª Festa de Os Independentes foi realizada em 1985 no Parque do Peão. Há 40 anos, com Mussa Calil Neto, a promoção da entidade barretense saltou para novo patamar e viabilizou o rodeio internacional em touros em 1993, com o lendário americano Tuff Hedeman.
A vitória de Vitinho na temporada 2025 da PBR amplia a expectativa para a festa barretense de agosto. O rodeio é um esporte radical, ganhou espaço nas diferentes regiões do país, deixou de ser uma modalidade rural e do campo para exigir verdadeiros atletas competidores. A Festa 2025 de Os Independente com o título mundial de Vitinho ampliou a esperança de novos peões campeões.