Esqueci minha senha
O novo papel do velho jornal  

O Diário - 1 de abril de 2022

O novo papel do velho jornal  

O novo papel do velho jornal  

Compartilhar


O jornalista João Monteiro de Barros Filho fundou O Diário em 1º de abril de 1969. A data foi escolhida para estabelecer o conceito de imprensa, de comunicação social e serviços à comunidade do órgão de integração do Vale do Rio Grande. O tema:  "No dia da mentira, uma grande verdade". Ao longo dos anos, toda história barretense está registrada, documentada em papel e letra, em imagens e expressões, identificando o tempo e o espaço de uma terra e sua gente. A informação e a formação pautaram toda trajetória do jornal, cultivando o princípio da verdade, valores democráticos e visão libertadora. 

 

Agora, "o velho jornal" comemora novo aniversário - 53 anos sem nunca falhar - entendendo sua medida, seu peso, sua dimensão. A qualidade e a quantidade por mais de meio século indicam que nenhuma tecnologia pode fazer com que o virtual elimine o humano. Nenhuma inteligência artificial será superior ao amor humano, a esperança e a fé em Deus. Nenhuma ferramenta aponta para a eliminação de sentimentos, pensamentos e comportamentos de paz, de tolerância e dignidade humana. O Diário surgiu e existe exatamente para fazer história. 

 

O desejo de informação e a fome de cultura, a vontade de educação e ética não podem desaparecer da terra de Chico Barreto. O Diário - nascido para a defesa da verdade - será sempre símbolo da coragem barretense. Cada edição será retrato vivo e real do conceito de "somos todos irmãos". Cada publicação será local e global, aqui e lá nas redes da internet.  O Diário será eternamente a "grande verdade" testemunhada, vivida e viva.