O Parque Tecnológico na mira
O Diário - 21 de fevereiro de 2026
O Parque Tecnológico na mira
Compartilhar
O legislativo barretense recebeu em dezembro o projeto de lei 304/2025 com 6 artigos, instituindo no âmbito da administração direta, a unidade de gerenciamento do Programa Parque Tecnológico de Barretos, vinculada à secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação.
O parlamento obteve a proposta com mensagem do executivo, explicando que “o Programa Parque Tecnológico de Barretos é constituído por um conjunto de ações que visam a fomentar a implantação e fortalecimento de empresas de alto valor agregado com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico local e regional
e ampliar a oferta de empregos e oportunidades de renda para o cidadão”.
O projeto tem pedido de urgência, adiantando que “o Programa Parque Tecnológico de Barretos visa a implantação e operacionalização do Centro de Inovação de Barretos, com o objetivo de atrair e viabilizar investimentos e projetos de ocupação para as áreas designadas para o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos e suas adjacências”.
A Unidade de Gerenciamento do Programa Parque Tecnológico de Barretos funcionará por tempo indeterminado, estando suas atividades vinculadas, exclusivamente, à implementação das ações efetivas, com um diretor nomeado em comissão – com valor estimado em R$ 6.259,17, e com servidores efetivos da prefeitura.
A edilidade barretense tem sido zelosa no debate sobre Parque Tecnológico, Cidades Inteligentes, Programas de Inovação, inclusive promovendo audiências públicas. A matéria fixada no projeto de dezembro de 2025 – mesmo sendo relevante, urgente e determinante – deve passar pela necessária avaliação do parlamento da Estância Turística de Barretos.



