O Peso Invisível e a Missão Transformadora do Professor
O Diário - 4 de novembro de 2025
Aparecido Cipriano (Diretor de Escola – Sargento da PMESP – Mestre em Educação)
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A sala de aula é, muitas vezes, mais do que um espaço de transmissão de conhecimento; é um palco onde se desenrolam dramas silenciosos. Quantas vezes, nós, professores, carregamos metaforicamente nas costas os nossos alunos, cujo desempenho e comportamento são reflexos diretos de problemas que trazem de casa e da ausência de apoio emocional?
Essa carga invisível — a fome não dita, o medo, a desestrutura familiar — exige de nós um olhar que vai além do ensinar a ler e escrever. É aqui que reside o maior desafio e a mais nobre missão da profissão.
Se, por vezes, a pressão do currículo, resultados e a rotina nos levam a secundarizar esse tratamento, precisamos urgentemente reavaliar nossas prioridades. O professor é, em muitos casos, a única referência de estabilidade e valor para essas crianças e jovens. A escola torna-se um porto seguro, o único lugar onde aprendem que existem valores como respeito, empatia e justiça.
O ato de lecionar é um ato de construção de cidadania. Ao acolher a dor, ao oferecer um espaço de escuta e ao ensinar com humanidade, estamos lançando as bases para construir cidadãos melhores. Os professores pedem socorro para que todos – pais, gestores públicos e a comunidade - entendam a escola além do pedagógico e os ajudem a carregar, minimizar e suavizar essa carga invisível para muitos de nossa sociedade.
É a partir desses conceitos de responsabilidade social, empatia e acolhimento que transformamos o indivíduo e, consequentemente, a sociedade.



