O serviço público municipal na pauta
O Diário - 10 de maio de 2025

O serviço público municipal na pauta
Compartilhar
Um dos grandes desafios da administração pública municipal é dar ao seu agente servidor o caráter de ação para o bem comum. Não é o empregado do patrão, do político do momento, da secretária da administração em serviço. Mais do que o conceito de autoritarismo para mandar, a virtude da autoridade para fazer, para transformar, para atender.
Há um universo neste verso, que envolve programa de afastamento para cursos de mestrado e doutorado, incorporação de remuneração, adaptação por relocação, abono pecuário, designação para cargos e funções, licença-prêmio, penalidade administrativa, indenização de transporte, afastamento, dispensa e hora-extra.
Sendo uma verdadeira máquina, o serviço público é uma engrenagem, aglutinando diferentes peças e operacionalidade. Entretanto, se o primeiro serviço é o prefeito, o maior é o servidor. Primeiro pela quantidade. Segundo pela força coletiva. Terceiro pela proximidade.
O servidor público de uma Estância Turística é especialmente uma pessoa presente, real e consciente. É preciso assimilar no cotidiano de seu trabalho “o dom de ser ele mesmo”, descobrindo todo dia nova motivação para gostar ainda mais do barretense. Não é o amor pelos políticos, gestores e chefes o fator crucial de sua eficiência, dedicação e esforço. A verdadeira essência interior motivadora está no amor pelo próximo e por sua cidade. Uma compaixão legítima e poderosa para com os mais humildes, simples e necessitados que habitam o município.
Antes de servir com dor, o servidor age com a coragem de amar.