Esqueci minha senha
O tamanho do colégio eleitoral barretense

O Diário - 17 de abril de 2024

O tamanho do colégio eleitoral barretense

O tamanho do colégio eleitoral barretense

Compartilhar


O perfil do colégio eleitoral barretense está aberto, podendo ganhar novas cores, sentidos e segmentos até o dia 8 de maio. O fechamento do cadastro eleitoral é definido em lei e ocorre sempre nos anos em que são realizadas eleições para que a Justiça Eleitoral possa organizar a votação com base no número de eleitoras e eleitores aptos a votar. Vale para a 21ª Zona Eleitoral Paulista, vale para todo o Brasil. Em 2024, o primeiro turno das Eleições Municipais ocorre em 6 de outubro. Portanto, o cadastro eleitoral estará fechado, após o dia 8 de maio, para novas inscrições e outros procedimentos. Quem mudou e agora está morando em Barretos e quer escolher o executivo e o parlamento tem assim prazo até 8 de maio para requerer a transferência eleitoral.

O número de filiados em partidos eleitorais totalizou 12.923 pessoas em março. O MDB tem 3.308 integrantes. O PDT abriga 1.106 membros. O PSDB tem 1.060 e o PP agrega 700 militantes. União tem 526 e o PT 417 filiados. Os dados completos até abril ainda não foram divulgados. A legislação diz que somente um eleitor filiado a um partido pode disputar um cargo público no pleito de 6 de outubro.

A regra eleitoral estabelece que desde o dia 15 de abril, “é facultada a pré-candidatas e pré-candidatos a arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo, ficando a liberação de recursos por entidades arrecadadoras condicionada ao cumprimento, pela candidata ou pelo candidato, do registro de sua candidatura, da obtenção do CNPJ e da abertura de conta bancária”. A norma reza porém que é vedado o pedido de voto e as regras relativas à propaganda eleitoral na internet.

A partir do dia 20 de julho e até 5 de agosto, os partidos políticos e as federações poderão realizar convenções para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

O tamanho do jogo eleitoral tem, portanto, o período de 8 de maio a 5 de agosto para “escalações” de candidatos e votantes. O “jogo” está marcado para 6 de outubro.