Esqueci minha senha
O tema mais delicado de agosto

O Diário - 2 de agosto de 2025

O tema mais delicado de agosto

O tema mais delicado de agosto

Compartilhar


A segurança pública barretense em agosto é o ponto de gargalo da cidade, pelas exigências comunitárias, coletivas, privadas e públicas. O cerne da questão é elevar a segurança, superando todos os tipos de violência, quando o fluxo de pessoas, de veículos e consumo de álcool tendem a gerar incertezas, conflitos e confrontos.

O esquema policial envolve logística, estratégia e contingente de pessoal. Acontece que o agente escalado de outra região para “atuar em Barretos” tem na bagagem sua própria contrariedade, irritabilidade e incapacidade, até em função de horários e funções. Não é uma equação fácil de resolver, porque os ânimos podem ficar alterados e as situações diversas e estranhas. O risco de incidentes com vítimas e ineficácia com meliantes e delinquentes é imenso, pelo conjunto dos cenários criados. A taxa de furtos de agosto de 2024 ficou em 21,4%. Foram registradas 384 ocorrências no ano passado. Entre janeiro e junho de 2025, a secretária de Segurança Pública registrou cerca de 700 furtos e instaurou aproximadamente mil inquéritos policiais.

Evidentemente, que a segurança em agosto é tema relevante e exige um olhar atento e cuidadoso do executivo municipal, incluindo seus sistemas de secretarias, agentes e monitoramentos. Cada motorista deve zelar e contribuir para superar os perigos. Cada motociclista precisa ampliar a prudência e o equilíbrio.

Em se considerando que a segurança pública é o tema mais delicado de agosto, também é preciso exaltar que a Festa de Os Independentes projeta cada vez mais a “força turística” barretense no cenário nacional e global. O Parque do Peão está recebendo novos investimentos estruturais, ganhando facilidades de mobilização e controle com tecnologias avançadas. Sempre melhor e mais preparado para celebrar seus 40 anos de Festa do Peão.