Obras de desassoreamento do Pitangueiras seguem com duas frentes de trabalho
Roberto José - 29 de abril de 2025

Vista do córrego onde o trabalho já foi executado Foto – Divulgação
Compartilhar
Trabalho tem o objetivo de recuperar a capacidade dos mananciais, segundo o SAAE
As obras de desassoreamento do ribeirão Pitangueiras estão em andamento com duas frentes de serviços, ao longo de um trecho de 3,5 km de extensão do leito do rio. A intervenção, integra as ações do Programa Estadual Rios Vivos, e já foi concluída no início da avenida Walter Leonel de Souza e as máquinas seguem avançando pelo leito do córrego, enquanto outra frente de trabalho atua na Lagoa da Fazenda Flórida, onde está localizada uma das principais nascentes do Ribeirão das Pitangueiras.
A obra tem como objetivo restaurar a capacidade de escoamento das águas, minimizar o risco de alagamentos em períodos chuvosos e contribuir para a recarga do lençol freático. Além dos benefícios diretos à drenagem urbana, as obras representam um avanço importante para a preservação ambiental e o fortalecimento do abastecimento hídrico da cidade. "Este desassoreamento é uma ação concreta de cuidado com a nossa água. Ao recuperar a capacidade dos nossos mananciais, reforçamos a segurança hídrica e contribuímos para a sustentabilidade do município", destacou o superintendente Nilson Andrade.
Segundo o prefeito Odair Silva, a obra representa um investimento direto no futuro hídrico da cidade. "Estamos trabalhando para garantir o abastecimento da nossa população e, ao mesmo tempo, proteger os nossos recursos naturais. A preservação do Ribeirão Pitangueiras é estratégica para Barretos", afirmou.

LEIA TAMBÉM
Ver mais notícias >>