Olho por Olho…
luciano-borges - 10 de abril de 2022
Olho por Olho…
Compartilhar
Dente por dente?
Enquanto você lia o título desse texto, provavelmente, a sua mente se encarregou de completar a frase logo abaixo. Isso acontece não é de hoje. Aliás, a expressão "Olho por olho, dente por dente" remonta os anos de 1.700 a.C. Trata-se de 281 preceitos criados para ordenar as relações interpessoais na Mesopotâmia governada por Hamurabi. Uma época que se punia um criminoso de forma semelhante ao crime cometido.
O Código de Hamurabi é considerado por especialistas a mais antiga compilação de leis. A expressão do título foi elaborada a partir da lei de talião, Lex=Lei e Talio=tal/idêntico. Do latim para o português, os termos apresentam o conceito de reciprocidade do crime e da pena. Ou seja, a pessoa que fere outra deve ser penalizada em grau semelhante.
No Oscar de 2022, literalmente, todo o mundo ficou atônito com o tapa que o astro Will Smith deu em um dos apresentadores da premiação. Chris Rock mereceu o tapa? Houve muita polêmica em torno do fato. Com efeito, o agressor pediu desculpas, reconhecendo publicamente que toda violência física é indesculpável.
Do que se ouviu, o tapa foi condenado, mas e a piada notoriamente ácida? Uma piada não pode ser criminosa? Não. Isso porque, ao redor do globo, a piada notoriamente de mau gosto, insensível a dor do próximo, quando dita em um ambiente de show, não constitui crime, nem agressão verbal, tampouco violência psicológica. Inclusive, espera-se que ela exista.
Entre a criação da lei de talião e a polêmica no Oscar 2022 há um espaço de tempo considerável. Evitar a todo custo a agressão física é o que separa o sistema de leis atuais daqueles da antiguidade. Contudo, o problema não é apenas o tapa em si, como já dizia a seu modo Nelson Rodrigues, mas sim o barulho.