Olimpíadas premiam mais de 780 alunos da rede pública
Sandra Moreno - 9 de dezembro de 2025
PREMIAÇÃO: André e Mirka na premiação dos finalistas da competição
Compartilhar
A premiação da Olimpíada Interpreta São Paulo (OLISP) reuniu em Barretos gestores, professores e alunos que se destacaram na competição, celebrando 313 medalhistas da cidade e reconhecendo o desempenho regional. No total, 787 participantes foram premiados entre estudantes, professores e diretores das 17 escolas estaduais das cidades de Barretos, Colina, Jaborandi e Colômbia.
O evento foi realizado no auditório do Instituto Federal e contou com a presença do dirigente regional de Ensino e coordenador da Unidade Regional de Ensino (URE) Barretos, professor André Luis Marqui, dos supervisores de ensino e do coordenador de equipe curricular Christiano Araújo dos Santos, além da secretária municipal de Educação, Mirka Costa.
Entre as escolas premiadas de Barretos estão Almeida Pinto, Lacy Bonilha (Ibitu) e Valois Scortecci, todas contempladas com medalhas de ouro, prata e bronze. A Escola Valois Scortecci teve o maior número de medalhas, 35, sendo 21 de bronze, 10 de prata e 4 de ouro. A Escola Almeida Pinto conquistou 34 medalhas. Esta foi uma das três cerimônias realizadas na região, que também abrangeu eventos em Olímpia — contemplando escolas de lá e de Severínia — e em Guaíra.
A OLISP é uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) e tem como foco fortalecer a competência leitora dos estudantes, a interpretação textual e a compreensão das diferentes linguagens presentes nos diversos gêneros que circulam socialmente. A olimpíada envolve alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio, divididos em três níveis de avaliação, incentivando o desenvolvimento crítico e o domínio das linguagens verbal, não verbal e multimodal.



