Esqueci minha senha
Onça-pintada chega a zoológico de Guaíra 

Sandra Moreno - 6 de julho de 2025

Onça-pintada chega a zoológico de Guaíra 

PRESERVAÇÃO: Caeté é animal jovem, pesa 65 kg e ficará em quarentena para adaptação

Compartilhar


A onça-pintada Caeté, macho, é o novo morador do Zoológico Municipal Joaquim Garcia Franco, em Guaíra. O animal, que não pode voltar à natureza, terá papel importante na conservação da espécie, considerada ameaçada de extinção no Brasil.

Caeté foi resgatado ainda filhote no Pará, depois que a mãe foi morta por caçadores. Criado em cativeiro, passou por reabilitação no Eco Parque Carajás, onde enfrentou a amputação parcial da cauda. Agora, como macho reprodutor, será incluído no Plano Nacional de Conservação da Onça-Pintada, contribuindo para o futuro da espécie.

A chegada de Caeté na sexta-feira (04) exige um recesso temporário de 10 dias no zoológico, para cumprimento da quarentena obrigatória. Durante esse período, o local ficará fechado ao público, conforme normas ambientais.

Segundo a chefe municipal do Meio Ambiente, Estefane Leoncine Siqueira, o zoológico de Guaíra vai além da função de lazer. “Receber Caeté reforça nosso compromisso com a preservação da fauna brasileira. Somos também centro de pesquisa, educação ambiental e conservação”, afirmou.

Além da onça-pintada, o zoo abriga espécies como lobo-guará e anta, todas com papel importante na preservação da biodiversidade. Para o prefeito Antônio Manoel da Silva, Junão, o investimento reforça que é possível conciliar desenvolvimento e sustentabilidade. “Nosso zoológico não é apenas uma atração. É um espaço que protege vidas e dá esperança para espécies ameaçadas”, destacou.