Operação resgata uruguaios de trabalho análogo à escravidão em Planura
Roberto José - 28 de abril de 2025

Operação resgata uruguaios de trabalho análogo à escravidão em Planura
Compartilhar
Uma ação coordenada da Polícia Federal (PF), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e do Ministério Público do Trabalho (MPT) libertou dois estrangeiros aliciados por uma rede de tráfico de pessoas. Enganados por falsas propostas de trabalho e mantidos em condições análogas à escravidão. As vítimas estavam na cidade de Planura/MG. A denúncia, recebida pelo Disque 100.
A ação prendeu três pessoas em flagrante por submeterem um cidadão uruguaio, homossexual, a condições degradantes de trabalho e restrição de liberdade. De acordo com o MPT, ele era mantido há mais de oito anos trabalhando sem pagamento, em troca apenas de moradia e alimentação. "Marcas de agressões físicas foram identificadas e confirmadas por testemunhas, e há indícios de outras formas de violência, como exploração sexual e extorsão", complementa o MPT em nota.
A equipe do MTE constatou que ele foi coagido a fazer uma tatuagem com as iniciais dos patrões, como símbolo de posse. Uma semana depois, outra vítima da rede foi identificada. Uma mulher transexual, também Uruguai. As vítimas seguem em acolhimento pelas Clínicas de Enfrentamento ao Trabalho Escravo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos (UNIPAC). (Agência Brasil)