Esqueci minha senha
Orçamento, prioridades e desenvolvimento regional

O Diário - 23 de abril de 2022

Orçamento, prioridades e desenvolvimento regional

Orçamento, prioridades e desenvolvimento regional

Compartilhar


Seminário sobre o fortalecimento da cooperação Estado-Município visando a melhoria da receita municipal será realizado em Barretos na próxima quarta-feira (27). A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Regional, em parceria com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

O encontro abordará temas complementares à administração municipal, promovendo o debate sobre as ações de enfrentamento aos impactos sociais e econômicos causados pela pandemia de Covid-19 e as consequências nas finanças municipais. O seminário propõe identificar os avanços e as dificuldades deste desafio, sob a perspectiva local e regional. 

 

A atividade gratuita é destinada a técnicos e gestores da administração pública dos municípios da Região de Barretos. A programação será desenvolvida no auditório da ACIB, das 8 às 16 horas, e tem inscrições abertas.

 

O desafio de todo governo, incluindo as cidades brasileiras em geral e paulistas em particular, inclui a busca por maior eficiência na utilização dos recursos disponíveis. No caso barretense, com orçamento de R$ 841,4 milhões em vigor, o ano de 2022 começou com inúmeros e inesperados desafios do ponto de vista financeiro, de gestão e definição de prioridades. A destruição de áreas da cidade, provocada pelas chuvas, obrigou a busca de recursos emergenciais, bem como um novo planejamento para atender às emergências.

 

Toda atividade que trate sobre o melhor uso dos recursos disponíveis - que saem do bolso dos pagadores de impostos - é bem-vinda. Também no orçamento público não há "almoço grátis" ou qualquer tipo de mágica, ao contrário todas as despesas são bancadas pelos cidadãos.