Esqueci minha senha
Os Independentes celebram 70 anos com homenagens

Sandra Moreno - 12 de julho de 2025

Homenagem a fundador

Homenagem: José Tupynambá é fundador do Clube e será um dos homenageados

Compartilhar


José Brandão Tupynambá e o ex-prefeito e médico Uebe Rezeck serão homenageados após Assembleia neste domingo

A Associação Os Independentes, entidade responsável pela realização da Festa do Peão de Barretos, comemora neste mês de julho um marco histórico: 70 anos de fundação, completados oficialmente em 15 de julho, próxima terça-feira.  Para celebrar a data, neste domingo (13) após Assembleia Ordinária agendada para  às 10 horas, será realizada cerimônia especial reunindo membros da associação e convidados para homenagear dois nomes fundamentais na trajetória da entidade: o médico e ex-prefeito Uebe Rezeck e o único fundador vivo de Os Independentes, José Brandão Tupynambá, atualmente com 97 anos. A história de Os Independentes começou em 1955, com um grupo de jovens que se uniu com o propósito de organizar um evento para celebrar o aniversário de Barretos e arrecadar fundos para instituições assistenciais. A primeira festa com rodeio ocorreu no ano seguinte, em 1956, e deu início ao que viria a se tornar a maior festa do gênero na América Latina.

TITULO: Entre os fundadores, apenas José Brandão Tupynambá permanece vivo. Ele presidiu a associação nos anos de 1963 e 1964, e em reconhecimento à sua trajetória foi agraciado com o título de Cidadão Honorário da Estância Turística de Barretos, concedido pela Câmara Municipal por iniciativa do vereador Ricardo Batista da Rocha, o “Ricardo Bodinho”.

Outro homenageado será o médico. Uebe Rezeck  que foi prefeito de Barretos por três mandatos (1983–1987, 1998–2000 e 2001-2004). Durante sua primeira gestão, foi inaugurada em 1985 a Arena de Rodeios do Parque do Peão, estrutura que se tornou símbolo da Festa de Barretos e marco da parceria entre a gestão pública e a Associação Os Independentes. De acordo com o presidente da associação, Jerônimo Luis Muzeti, as homenagens são muito importantes e significativas para o clube. “Essa assembleia será bastante especial, porque duas pessoas serão homenageadas. É uma forma de valorizar quem faz parte da história da associação e da Festa do Peão. Muitos dos nossos membros mais jovens não conhecem o que o doutor Uebe fez por Barretos e por nós, Os Independentes. Essa é uma oportunidade de contar essa história e mostrar a importância de preservar a memória. A homenagem ao doutor Uebe é mais do que justa. E homenagear o Tupynambá, nosso único fundador vivo, é reconhecer o início de tudo. Ele também está presente no filme de lançamento da festa deste ano. Será emocionante”, disse Muzeti. As homenagens integram a programação oficial dos 70 anos da associação, e também servirão para inspirar as novas gerações de membros que seguem mantendo viva a tradição da Festa do Peão.