Esqueci minha senha
Paciente mirim é destaque em campanha para doação de sangue

Adelaide Lavanini - 25 de abril de 2024

Compartilhar


Iniciativa do Hemonúcleo do HA tem como slogan “´Podemos ser heróis juntos”

A paciente mirim Rebeca Vitória está em tratamento no Hospital de Amor e se recupera de um transplante de medula óssea. A paraense de 9 anos participou do lançamento da campanha “Podemos ser heróis juntos”, e foi destaque ao contar a importância da doação de sangue em sua recuperação. “Uma doação pode salvar quatro vidas de criancinhas como eu e é muito importante”, disse Rebeca.

Enfermeira Lívia Cristina Ferreira de Oliveira

A paciente mirim agradeceu a acolhida  no Hospital de Amor e o cuidado dos médicos e enfermeiros. “Aqui é tudo maravilhoso, estou muito feliz de ter vindo para Barretos e o meu sonho hoje é ser curada”, comentou. Rebeca que está em fase de pós-transplante, teve um dia de influencer concedendo entrevistas para jornalistas e profissionais da mídia. A paciente divulga os seus vídeos diários no @rebecabeijinhosdeluz. “Eu gosto de ficar na brinquedoteca, fazer tik tok no hospital e gravar vídeos para o meu instagram”, comentou.

Revelly Maitê é mãe da Rebeca

Saúde

A mãe Revelly Maitê informou que Rebeca está em tratamento há cinco e anos e, durante a trajetória, já foi salva por transfusões de sangue. “Ela recebeu plaquetas e agora a medula óssea, não sei como seria a vida de minha filha sem a doação de sangue”, ressaltou. Segundo Revelly, a filha passou pelo transplante de medula no final de 2023 e está muito bem. “O pós-transplante é complexo, mas o hospital é sensacional, sinto confiança e o atendimento é de primeiro mundo”, afirmou.

Rebeca Vitória teve um dia de influencer no Hemonúcleo do HA
https://youtu.be/GfIiqN2wsu0

Iniciativa

A Campanha “Juntos podemos ser heróis” é coordenada pelo Hemonúcleo do Hospital de Amor e visa incentivar pessoas a salvarem vidas através da doação de sangue e aumentar os estoques de bolsas. A enfermeira Lívia Cristina Ferreira de Oliveira destacou a necessidade de conquistar novos doadores e lembrar quem já doa sangue para retornar ao Hemonúcleo. “Temos necessidade diária, passamos por dificuldades devido à dengue, Covid e agora o período de gripes e resfriados”, explicou. O Hemonúcleo atende pacientes dos hospitais de Barretos, Colina, Colômbia, Guaíra e Jaborandi. “A campanha de mobilização é contínua, nossa demanda é sempre alta e em alguns momentos os estoques ficam no limite”, disse.

Seja doador

Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita antes dos 60); pesar no mínimo 50 kg; ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação). Menores de 18 anos devem estar acompanhados ou com documentos de autorização.