Período de reprodução pode elevar ainda mais casos de escorpiões
Sandra Moreno - 8 de agosto de 2025

Animais capturados por equipes do controle de Vetores em período de reprodução
Compartilhar
Barretos registrou 238 casos de picadas por escorpiões até o dia 7 de agosto, segundo o Ministério da Saúde. Os meses com maior número de notificações foram fevereiro (41), junho (38) e julho (37). Em agosto, já há quatro casos registrados. Não houve óbitos.
A maior parte das vítimas tem entre 30 e 59 anos, com 9% dos casos atingindo homens nesta faixa etária. Os dedos das mãos, pés e mãos são as áreas mais afetadas.
Com a chegada do período de reprodução dos escorpiões, a Prefeitura de Barretos e a Secretaria de Estado da Saúde alertam a população para intensificar os cuidados.
O estado de São Paulo já contabiliza 22.850 acidentes com escorpiões em 2025, com um óbito. O atendimento em Barretos é feito exclusivamente na Santa Casa, que integra a rede de 228 pontos estratégicos com soro antiescorpiônico.
PREVENÇÃO
As medidas preventivas recomendadas são as seguintes: manter quintais limpos, vedar ralos e frestas, não acumular entulhos e sempre verificar calçados e roupas antes de usar.
As equipes do Controle de Vetores, dentro das ações de combate a dengue também atuam para controlar a proliferação do escorpião.