Esqueci minha senha
Polícia Ambiental realiza operação aquática e terrestre na região

Sandra Moreno - 10 de janeiro de 2026

Polícia Ambiental realiza operação aquática e terrestre na região

PIRACEMA: Agentes às margens do Rio Grande em fiscalização para coibir pesca no periodo de defeso

Compartilhar


A Polícia Militar Ambiental realiza, desde sexta-feira, 9 de janeiro, a Operação Impacto Piracema na área da 3ª Companhia do 4º Batalhão de Polícia Ambiental (4º BPAmb). A ação prossegue até domingo e ocorre em duas frentes simultâneas nos municípios de Rifaina e Colômbia, regiões que fazem divisa com o Estado de Minas Gerais e são banhadas pelos reservatórios do Rio Grande, com forte influência do turismo de pesca.

Em Colômbia, a operação é comandada pelo 1º Tenente PM R. Silva, com a presença do Subcomandante Interino, Major PM Jean. O trabalho reúne viaturas terrestres e náuticas, policiamento rodoviário e territorial e apoio do policiamento ambiental da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), somando 19 policiais militares.

No município de Rifaina, a operação é coordenada pelo Capitão PM Eufrásio, com preleção realizada na rampa municipal. O efetivo conta com seis viaturas terrestres e três embarcações da Polícia Ambiental, além de viaturas do policiamento territorial e rodoviário, apoio da Guarda Civil Municipal e do Helicóptero Águia 8, totalizando 31 policiais militares empregados.

As ações são voltadas à prevenção de ilícitos ambientais relacionados à pesca, por meio da presença ostensiva e da orientação a turistas e pescadores sobre as regras do período de Piracema. Também são realizados pontos de bloqueio em locais estratégicos, com abordagens educativas e reforço das informações sobre o defeso.