Esqueci minha senha
Polícia Ambiental realiza operação para prevenir queimadas

Sandra Moreno - 23 de maio de 2026

Polícia Ambiental realiza operação para prevenir queimadas

PROTEÇÃO: Sargento Devechi,  da 4 Cia da Policia Ambiental , participa da operação

Compartilhar


O 4º Batalhão de Polícia Militar Ambiental inicia no domingo, dia 25, a “Operação Huracán”, voltada à prevenção de queimadas e incêndios florestais durante o período de estiagem. A ação segue até o dia 29 de maio e será realizada em toda a área de atuação do batalhão, incluindo as regiões de Fernandópolis, Ribeirão Preto e Franca em que Barretos está inserida. 

A operação integra as ações do programa São Paulo sem Fogo e terá foco na fiscalização preventiva de aceiros em áreas agrícolas, principalmente em plantações de cana-de-açúcar, além de margens de rodovias, ferrovias e estradas rurais. 

Segundo a Polícia Militar Ambiental, as equipes irão verificar as condições dos aceiros, vistoriar os Planos de Prevenção a Incêndios (PPI) apresentados pelo setor sucroenergético e realizar patrulhamento preventivo em áreas de proteção integral. Em algumas regiões, a operação contará ainda com ações integradas junto ao Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA do Ministério Público.

De acordo com o major Marlon, comandante interino do 4º BPAmb, o trabalho tem caráter preventivo e busca reduzir os riscos ambientais durante o período de baixa umidade do ar. “A atuação preventiva busca estimular a adoção de boas práticas por parte de produtores rurais, concessionárias e responsáveis por áreas lindeiras, reforçando a importância da manutenção adequada dos aceiros e demais medidas de mitigação de riscos. É uma ação focada na prevenção”, afirmou.