Esqueci minha senha
Polícia Civil desarticula esquema de desvio de celulares e acessórios em Barretos

luis.nascimento - 17 de dezembro de 2025

Polícia Civil desarticula esquema de desvio de celulares e acessórios em Barretos (Foto: O Diário de Barretos)

Celulares recuperados durante operação desencadeada pela CPJ na manhã de quarta - feira (17)

Compartilhar


A Polícia Civil através da Central de Polícia Judiciária, apurou a subtração de cerca de nove telefones celulares que envolve pelo menos duas empresas de Barretos.

As investigações, coordenadas pelo delegado Marcelo Gambi Alves começaram após informe de um vendedor de uma loja de telefonia da cidade.

Consta que uma ex-gerente de uma loja de operadora de telefonia, estaria vendendo aparelhos celulares a preços muito abaixo do mercado.

Na ocasião, o nome do vendedor denunciante foi indevidamente utilizado pela suspeita, que alegava ser ele o fornecedor dos produtos.

O vendedor prestou depoimento e negou qualquer envolvimento ou conhecimento prévio da suspeita.

Descobriu-se que a ex-funcionária negociou pelo ao menos dois aparelhos de alto valor, um iPhone e um Samsung, em via pública, com um comprador identificado.

A Polícia Civil entrou em contato com a empresa vítima onde a investigada trabalhava anteriormente.

A loja tinha registrado três boletins de ocorrência por furto de celulares, entre outubro de 2024 e julho de 2025, totalizando nove aparelhos subtraídos.

O método utilizado no furto consistia em violar caixas lacradas contendo os aparelhos novos, substituí-los por itens eletrônicos inservíveis (oriundos de descarte) e lacrar novamente as embalagens, para simular o peso e retardar a descoberta do crime.

A prática indica a participação de alguém com acesso interno e sem vigilância aos produtos.

Estima-se que o valor total dos aparelhos subtraídos ultrapasse R$ 20.000,00 (vinte mil reais).

Utilizando-se modernas técnicas de investigação, foi possível rastrear as linhas telefônicas que habilitaram chips nos aparelhos subtraídos e negociados.

Diante desses elementos, o delegado Marcelo representou ao Poder Judiciário pela expedição de nove mandados de busca e apreensão nos endereços vinculados à suspeita de furto e possíveis receptadores.

Na manhã de quarta-feira (17), foi deflagrada a operação policial, sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Barretos, e três em Colina, com apoio de policiais civis da DIG, DISE e DDM de Barretos, além de uma equipe da Delegacia de Polícia de Colina.

Durante as diligências, foi recuperado um telefone produto de furto, e apreendidos outros doze aparelhos celulares, distribuídos dentre outras residências, sendo que oito desses dispositivos foram localizados em um único imóvel, atribuído ao principal receptador de Barretos, que não estava no local.

Três investigados foram ouvidos e liberados.

A apuração prossegue no âmbito do inquérito instaurado.

Os suspeitos respondem por crimes de furto qualificado e receptação.

A Polícia Civil alerta para o risco de se adquirir telefone celular e outros produtos de alto valor em marketing place, desacompanhados de nota fiscal e sem indicação clara de origem lícita.