Polícia Civil investiga suposto golpe da “Falsa Peneira” em Guaíra
Roberto José - 13 de fevereiro de 2026
Casa onde ocorreu a prisão dos envolvidos
Compartilhar
Na operação, foram encontrados 11 adolescentes de vários estados em alojamento irregular
A Polícia Civil de Guaíra deflagrou, na manhã desta sexta-feira (13), uma operação para cumprimento de mandado de busca e apreensão domiciliar em uma residência no centro de Guaíra. A ação foi realizada pela equipe da Delegacia de Polícia do município, em razão de inquérito que apura a prática de crime de estelionato, envolvendo supostas promessas fraudulentas de profissionalização no futebol, esquema popularmente conhecido como “golpe da falsa peneira”.
As investigações apontam que famílias de diversos estados do país pagavam quantias mensais a supostos “olheiros”, sob a promessa de que seus filhos seriam inseridos em categorias de base de grandes clubes do futebol brasileiro. Segundo o apurado, os investigados mantinham os jovens em alojamentos na cidade, cobrando valores para custeio, sem, contudo, possuírem vínculos reais com as agremiações esportivas prometidas.
Ao cumprirem a ordem judicial expedida pela Vara Regional das Garantias da 8ª RAJ, os policiais civis localizaram um imóvel residencial adaptado como alojamento, onde foram encontrados onze adolescentes oriundos de diversos estados da Federação. Durante as buscas, foram apreendidos aparelhos celulares dos responsáveis pelo local, além de documentos, autorizações dos pais e rotinas de treino, material que será analisado para comprovar a materialidade do golpe. Também foi apreendida uma porção de substância em pó branca, que os investigados alegaram ser suplemento alimentar, a qual será submetida a exame pericial.
Diante da situação, o Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar a ocorrência e verificar a situação de vulnerabilidade dos menores. Os responsáveis pelo alojamento foram ouvidos, e as investigações prosseguem para identificar a extensão do suposto golpe e localizar outras possíveis vítimas.



