Polícia Civil prende advogado envolvido em esquema fraudulento de arrematação de imóveis em leilões
luis.nascimento - 29 de outubro de 2025
Notebooks, celulares apreendidos pela CPJ durante a operação
Compartilhar
Prejuízo das vítimas podem ultrapassar R$ 2.500.000,00
A Polícia Civil através da Central de Polícia Judiciária de Barretos, prendeu na manhã de quarta – feira (29), na cidade de Santana do Parnaíba – SP, um advogado de 49 anos, investigado por envolvimento em estelionato, por meio de esquema fraudulento de arrematação de imóveis em leilões.
A operação policial foi deflagrada pela CPJ, visando, sendo cumprido mandado de prisão preventiva e busca e apreensão domiciliar.
O trabalho de investigação, coordenado pelo delegado Gustavo Rodrigo Lopes Coelho revelou que o advogado inicialmente anunciava a venda de cursos online voltados para ensinar a participação em leilões de imóveis e assim criava vínculos de confiança com os alunos para posteriormente montar grupos e ofertar a eles a participação em supostos investimentos de arrematação de imóveis e também mineração de ouro, nos quais eram prometidos a distribuição dos lucros obtidos com as posteriores vendas.
Desta forma as vítimas aportavam valores consideráveis no suposto investimento, onde posteriormente o investigado alegava ao grupo a ausência de oportunidades vantajosas de arrematação de imóveis e rompia contato com os investidores, contudo os valores investidos não eram restituídos, ele obtinha as vantagens indevidas.
Diversas vítimas relataram significativos prejuízos financeiros, que podem ultrapassar R$ 2.500.000,00 (dois milhões e meio de reais).
No curso das investigações, constatou-se que o autor constituiu diversas empresas voltadas para o ramo de arrematação de imóveis, justamente para dar aparência de lisura no esquema.
As empresas possuíam como sede a cidade de Barretos, onde o investigado também residia.
Ele após vitimar dezenas de pessoas, fechou a sede em Barretos, e fugiu para local até então incerto, porém, ainda oferecia os cursos na internet normalmente.
Através da utilização de modernas técnicas investigativas, a equipe da CPJ identificou que o advogado estava se ocultando na cidade de Santana de Parnaíba.
O delegado Gustavo representou pela prisão preventiva e busca e apreensão domiciliar na região de AlphaVille, cidade de Santana de Parnaíba, onde o indivíduo acabou localizado e preso.
Ainda foi dado cumprimento a mandado de busca e apreensão na cidade de Barretos, tendo como alvo uma investigada de 36 anos, então colaboradora das empresas constituídas pelo advogado.
As investigações prosseguem para identificação de outras vítimas e também outros possíveis envolvidos no esquema.





