Esqueci minha senha
Polícia Civil prende homem investigado no crime do “Falso Advogado”

luis.nascimento - 5 de fevereiro de 2026

Polícia Civil prende homem investigado no crime do “Falso Advogado” (Foto: O Diário de Barretos)

Autor foi algemado e conduzido ao Plantão Policial onde permaneceu a disposição da Justiça

Compartilhar


Equipe da CPJ encontrou o sujeito em uma residência no bairro Vida Nova

A Polícia Civil prendeu na noite de quarta – feira (4), um sujeito de 25 anos, investigado no crime do falso advogado em Barretos.

A prisão foi realizada pela equipe da Central de Polícia Judiciária, após investigação coordenada pelo delegado Gustavo Rodrigo Lopes Coelho, que apurou crimes de estelionato e falsidade documental.

Durante as diligências, apurou-se que o autor se apresentava falsamente como advogado para captação de clientes e até acompanhamentos em instituições públicas e procedimentos oficiais.

Ele estava sendo monitorado e o caso tomou proporções, quando uma vítima noticiou ter contratado serviços do autor, como advogado para que ele acompanhasse processo civil por débito alimentar.

O investigado teria apresentado um documento, o qual alegava ser o processo e que os valores ali constantes eram superiores aos que realmente estavam em débitos, levantando suspeita de adulteração.

Foi apurado que o documento era uma manifestação do Ministério Público e semelhante ao que constava nos autos, mas com divergência dos valores, onde o investigado passou a exigir dos familiares do executado um do valor superfaturado para a consequente expedição de alvará de soltura e assim apropriar-se da diferença.

A vítima informou que o autor afirmava ser advogado com inscrição na OAB de Alagoas que estava em processo de transferência para OAB de São Paulo.  

No decorrer das investigações também fora identificada outra vítima, que contratou os serviços advocatícios do investigado para ajuizamento de processo, porém nada oficialmente foi realizado.

Diante dos elementos e com a confirmação de que o investigado não possui inscrição na OAB de nenhum estado da federação, o delegado Gustavo representou pela prisão preventiva e expedição de mandados de busca e apreensão domiciliar.

No final da tarde de quarta-feira (4), as equipes da CPJ (Central de Polícia Judiciária), localizaram o autor em uma residência na rua VN 32, no bairro Vida Nova, e além do mandado de prisão, cumpriram os mandados de busca e apreensão. 

No local foram encontrados documentos com logo do poder judiciário em nome de possíveis vítimas e com numeração processual que diverge da ordinária, bem como documentos em branco com logo de Delegacia de Polícia, levando a suspeita de serem manipulados para ludibriar vítimas.

Também foram localizados uma carteira com emblema da OAB com escrita de “advogado”, carimbo em nome de um advogado e substância semelhante a droga sintética, cuja confirmação carece de exame pericial.

Os policiais também apreenderam celular, notebook visando aprofundamento das investigações e identificação de possíveis coautores.

O investigado foi apresentado no Plantão Policial e recolhido à cadeia de Colina, permanecendo a disposição da Justiça.

Policiais civis durante realização de buscas na residência do autor

Policiais apreenderam celular, notebook, carteira com emblema da OAB, documentos e carimbo