Esqueci minha senha
 Polícia Militar deflagra nova fase da Operação Safra Segura

luis.nascimento - 22 de julho de 2025

Polícia Militar deflagra nova fase da Operação Safra Segura (Foto: O Diário de Barretos)

Polícia Militar Ambiental conta com o reforço do Grupo Especial de Policiamento Ambiental em Áreas de Risco (GEPAAR)

Compartilhar


Ação tem foco a proteção ao produtor rural e no combate ao crime organizado

A Polícia Militar confirmou que iniciou na segunda-feira (21), uma nova fase da Operação Safra Segura, reforçando a segurança no campo durante o período de colheita do café na região de Franca, Pedregulho, Ribeirão Corrente e municípios vizinhos.

A operação é conduzida de forma integrada pelas equipes da Polícia Militar Ambiental, do Policiamento Rodoviário (3º BPRv) e do Policiamento Territorial (15º BPM/I).

A atuação conjunta tem como foco a prevenção de crimes patrimoniais no meio rural, além de combater práticas criminosas associadas ao crime organizado, como o furto e tráfico de defensivos agrícolas.

As ações incluem patrulhamento ostensivo, bloqueios em estradas vicinais, abordagens a veículos e reforço da presença policial em rotas estratégicas de escoamento da produção, com base em dados de inteligência e georreferenciamento (processo de determinar a localização exata de um ponto, objeto ou área na superfície da Terra usando coordenadas geográficas) de áreas de risco.

Nesta fase, os policiais envolvidos contam com capacitação técnica voltada à identificação e repressão de crimes relacionados ao uso e desvio de agrotóxicos – delitos frequentemente associados a organizações criminosas.

Outro diferencial da operação é o intercâmbio contínuo de informações com a Polícia Militar de Minas Gerais, o que possibilita antecipar rotas de fuga, rastrear veículos suspeitos e fortalecer a atuação interestadual contra crimes transfronteiriços.

A Operação Safra Segura seguirá ocorrendo de forma escalonada, conforme o calendário agrícola da região, garantindo suporte contínuo ao produtor rural, fortalecendo a economia regional e elevando os níveis de segurança no campo.

No âmbito da Polícia Militar Ambiental, o reforço contará com o Grupo Especial de Policiamento Ambiental em Áreas de Risco (GEPAAR), especializado em patrulhamento tático rural, reconhecimento de terreno e atuação preventiva em zonas sensíveis à ação de quadrilhas e crimes ambientais conexos.