Esqueci minha senha
Polícia Militar faz operação de proteção à mulher em Barretos

Sandra Moreno - 6 de agosto de 2025

Capitão Frank explicou sobre a “Operação Shamar” realizada pela PM

Capitão Frank explicou sobre a “Operação Shamar” realizada pela PM

Compartilhar


A Polícia Militar do Estado de São Paulo deflagrou a Operação Shamar, voltada ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher. Em Barretos, uma das atividades da ação ocorre nesta quinta-feira (7), sob coordenação da 1ª Companhia do 33º Batalhão da Polícia Militar do Interior.

De acordo com o capitão Frank Fernando Andrade, comandante da unidade, a operação tem como foco principal ampliar a resposta da PM às vítimas. “Queremos dar atenção redobrada aos crimes da Lei Maria da Penha, às agressões, ameaças e à captura de procurados. É uma forma de melhorar a sensação de segurança dessas mulheres que passaram por agressões físicas ou psicológicas”, afirmou.

As ações incluem visitas a residências consideradas vulneráveis, divulgação do aplicativo SOS Mulher – que funciona como botão de pânico para mulheres com medida protetiva – e checagem de mandados de prisão em aberto por crimes contra mulheres.

“O aplicativo aciona a viatura da PM mais próxima quando a vítima se sente ameaçada. É uma ferramenta fundamental nesse processo de proteção”, destacou o capitão.

A operação segue até o início de setembro em todo o Estado. Frank reforça que a denúncia continua sendo essencial. “As mulheres precisam saber que a Polícia Militar e a Polícia Civil estão à disposição. Que não tenham medo. É fundamental que denunciem pelo 190, pelo 181 ou diretamente na Delegacia da Mulher. Só assim conseguimos agir e tirar de circulação quem pratica esse tipo de violência”, completou.

O nome da operação, Shamar, vem do hebraico e significa “proteger” – conceito que norteia as ações desenvolvidas pela corporação nesse período.