Ponte pede socorro
O Diário - 11 de outubro de 2025
Ponte pede socorro
Compartilhar
A Ponte Gumercindo Penteado, que cruza o Rio Grande ligando Colômbia (SP) a Planura (MG), tornou-se sinônimo de perigo e descaso. Nesta semana, mais um acidente grave foi registrado no local — uma colisão entre um carro e uma caminhonete deixou uma pessoa ferida em estado grave. Infelizmente, não é caso isolado: são frequentes os registros de colisões e transtornos que poderiam ser evitados com ações mais eficazes.
A estrutura, além de antiga, já não comporta o intenso fluxo diário de veículos. Trata-se de uma rota estratégica para a mobilidade e o desenvolvimento regional, conectando dois estados e várias cadeias produtivas.
Não é mais possível tolerar soluções paliativas ou promessas adiadas. A hora é da sociedade exigir medidas concretas e urgentes: uma reforma ampla ou até mesmo a construção de uma nova ponte, segura e moderna.
Fundamental que as autoridades estaduais e federais abandonem o simples discurso do que será feito e de fato passem a agir. A ponte Gumercindo Penteado pede socorro — e a população também.
Que não se espere mais uma tragédia irreparável para que algo finalmente os “projetos” saiam do papel e se transformem em realidade.



