Prefeito diz que novo local para sede do SAMU é prioridade
Sandra Moreno - 9 de abril de 2025

SEDE: Atual base do SAMU está localizada na rua João Luís da Silva, 549, no bairro Zequinha Amêndola
Compartilhar
Odair avalia que estrutura centralizada e bem equipada pode ampliar eficiência do serviço de urgência
Durante a entrega de três novas ambulâncias ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Barretos, o prefeito Odair destacou a necessidade de uma nova sede para o serviço como uma prioridade da gestão. Embora reconheça os argumentos de quem defende a implantação de uma segunda base na cidade, o prefeito acredita que a mudança para um local mais estratégico e centralizado pode oferecer mais resultados no momento.
“A cidade cresceu, sim. Mas, antes de falarmos em uma segunda base, precisamos garantir que o nosso SAMU tenha uma estrutura adequada, centralizada e eficiente. Às vezes, ter duas unidades com dificuldades operacionais é pior do que ter uma muito bem equipada e estruturada”, afirmou Odair.
A atual base do SAMU está localizada no bairro Zequinha Amêndola, na zona norte da cidade — ponto que, segundo ele, já não atende de forma ideal a demanda do município. A proposta de mudança de sede vem justamente para corrigir essa limitação, oferecendo melhores condições de trabalho aos profissionais e maior agilidade no deslocamento das ambulâncias.
Com cerca de 65 profissionais atuando no SAMU local, entre médicos, enfermeiros, motoristas e equipe administrativa, o serviço atende Barretos e outros nove municípios da região, somando uma população de aproximadamente 293 mil habitantes. O atendimento é 24 horas por dia. Para a cidade de Barretos, contabiliza três ambulâncias básicas e uma avançada durante o dia, e duas básicas e uma avançada no período noturno. A frota antiga funcionará como reserva.
O prefeito ressaltou que, embora a criação de uma segunda base possa ser analisada futuramente, a prioridade agora é dar mais estrutura e eficiência à base existente: “Vamos fortalecer o que já temos, com uma nova sede bem localizada e condições adequadas de trabalho. Com isso, vamos melhorar a resposta ao cidadão. Depois, com mais estrutura, podemos discutir a expansão”, concluiu.