Presidente instala 4ª Vara e fala em resgate da justiça
Sandra Moreno - 22 de maio de 2025

RESGATE: Presidente Fernando Torres Garcia em discurso aos presentes na solenidade -Foto Tininho Júnior
Compartilhar
Solenidade também marcou a implantação da UPJ – o chamado “Cartório do Futuro” – na comarca de Barretos
Em evento que representa um marco para a Justiça local, autoridades do Judiciário, Ministério Público, Executivo, Legislativo, entidades representativas de classe e da sociedade civil se reuniram, quinta-feira (22) para cerimônia de instalação da 4ª Vara Cível e da Unidade de Processamento Judicial (UPJ) da Comarca. O evento aconteceu no plenário do Júri do Fórum Conselheiro Lafayette.
A diretora do fórum, juíza Fernanda Vazquez, abriu a solenidade visivelmente emocionada. Ela relembrou a luta de anos para a conquista da nova vara. “Esse é um momento de alegria para toda a comarca. Valeu a pena todo o esforço coletivo”, disse. A magistrada também destacou o apoio de várias instituições locais e agradeceu aos colegas que passaram pela comarca e contribuíram para o avanço.
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antônio Torres Garcia, fez questão de destacar o significado do momento.
“Depois de 18 anos, a presidência do TJ volta a Barretos para inaugurar a 4ª Vara e restaurar a dignidade da Justiça”, afirmou. Segundo ele, a instalação da nova unidade é parte de uma política que busca melhorar a prestação de serviços ao cidadão. “Nosso objetivo é sempre oferecer uma Justiça mais rápida e eficiente. A criação da vara e da UPJ é para dar uma resposta melhor à população”, completou.
Durante o discurso, o presidente do TJ continuou a reforçar a importância da implantação da UPJ, que unifica os cartórios das quatro varas cíveis. “É o Cartório do Futuro. Um modelo que já funciona em outras comarcas e agora vai beneficiar também Barretos com mais agilidade no andamento dos processos”, disse.
Responsável pela nova vara, o juiz Wellington Urbano Marinho ressaltou a importância do trabalho que começa agora. “É uma responsabilidade grande, mas estou motivado e pronto para contribuir com a comarca. O objetivo é dar andamento aos processos com mais agilidade”, declarou.
Já o juiz corregedor da nova UPJ, Ricardo Truite Alves, destacou o trabalho de preparação feito nos últimos meses. “Fizemos visitas, estudamos o modelo e agora começamos essa nova fase com muita confiança. É um desafio, mas estamos prontos. O maior beneficiado será o cidadão”, afirmou.
PRESENÇAS
Diversas autoridades participaram do evento, como o prefeito Odair Silva, o presidente da Câmara Municipal, Luis Paulo Vieira (Lupa), a ex-prefeita Paula Lemos e o diretor do Grupo Monteiro de Barros, Marcelo Sandoval Monteiro de Barros. Também estiveram presentes representantes da OAB-SP, da Defensoria Pública, da Polícia Militar e da Associação Paulista de Magistrados. O juiz aposentado e desembargador Fábio Quadros, que atuou por anos na comarca e foi um dos defensores da criação da nova vara, também participou da cerimônia. Atualmente ele é Desembargador Coordenador da 14 ª Circunscrição Judiciária de São Paulo.
Com a nova vara e a implantação da UPJ, a comarca de Barretos passa a contar com uma estrutura moderna, voltada para melhorar a resposta do Judiciário à população. Tanto a 4ª Vara como a UPJ já iniciaram seus trabalhos.