Procon define novas medidas após reunião com Operadora de Telefonia
Sandra Moreno - 30 de setembro de 2025
Sede do Procon Barretos na avenida 23
Compartilhar
Queixas irão direto para a segunda fase de apuração, segundo órgão de defesa do consumidor
Após reunião online realizada na tarde de segunda-feira (29), o Procon de Barretos anunciou novas medidas para acelerar a solução de problemas envolvendo a operadora Vivo. O encontro, conduzido pelo coordenador técnico Delaias Santos Raimundo, teve duração de 45 minutos e resultou no compromisso da empresa em dar prioridade às demandas enviadas pelo órgão local.
De acordo com o Procon, todas as reclamações de consumidores que estiverem com contas pagas, mas sem o funcionamento do serviço, passarão, a partir desta terça-feira (30), diretamente para a segunda fase do procedimento administrativo — a abertura formal de reclamação. Essa etapa dá maior publicidade ao caso e impacta o ranking anual de empresas com mais queixas não atendidas no Estado de São Paulo. A Vivo informou ainda que as falhas decorrem da substituição gradativa de cabos analógicos por tecnologias digitais, dentro de um plano nacional. Enquanto isso, os consumidores poderão solicitar portabilidade para outras operadoras ou cancelar suas linhas sem prejuízos.
CASO
A Vila dos Pobres está há mais de 30 dias sem o telefone fixo (17) 3322-3601, número usado há mais de três décadas para receber doações, o que reduziu o estoque de donativos da entidade. Clínicas médicas e comerciantes do centro também relatam prejuízos, com linhas mudas e dificuldade de contato. Segundo o vice-presidente da Associação Comercial, Gustavo Miziara, a troca de cabos analógicos por digitais feita pela Vivo ocorre de forma lenta e tem impactado diretamente consumidores e empresários.



