Profissional que atuou na implantação de TV alerta para risco de perder o canal em definitivo
Roberto José - 6 de setembro de 2025

Luiz Carlos Messias, jornalista que atuou na implantação da TV (Foto - João Neto)
Compartilhar
Barretos é um das quatro cidades paulistas que tem esse tipo de TV Comunitária
O jornalista Luiz Carlos Messias que participou do processo de implantação da TV Soares, a convite do empresário João Carlos Soares de Oliveira Júnior em 1989, lamentou que o projeto de ter uma emissora de TV na cidade tenha sucumbido e alertou para o risco de perder em definitivo o canal de geração de transmissão local. Na entrevista, Messias recordou que a emissora passou a cobrir as notícias da cidade. “O dia a dia da cidade não aparecia em nenhuma TV, e nós fizemos que isso. A EPTV fazia matérias aqui pontuais e de grande repercussão”, recorda.
Para o jornalista Luiz Carlos Messias é triste esta notícia de ver o projeto da TV ter sucumbido. “Esse tipo de canal não existem mais, apenas quatro restaram no interior de São Paulo, e Barretos é um deles. Eu acredito, que por seis meses não operar, o canal será extinto e jamais será recuperado e jamais teremos um TV Comunitária novamente. Está ai a importância de retomarmos a discussão e ampliar essa discussão para a comunidade e não apenas a pequenas grupos”, opinou.
Atualmente, a TV é coordenada por uma Fundação. “Essa Fundação precisa buscar recursos para reinstalar a programação”, disse Messias.