Esqueci minha senha
Programa Vizinhança Solidária auxilia PM em ações de prevenção, afirma capitão

Roberto José - 11 de janeiro de 2026

Programa Vizinhança Solidária auxilia PM em ações de prevenção, afirma capitão

APOIO: Capitão Frank Andrade, comandante da 1ª Companhia da PM

Compartilhar


A 1ª Companhia da Polícia Militar de Barretos conta com 12 grupos do Programa Vizinhança Solidária espalhados pelos bairros da cidade. O programa tem atuação preventiva da Polícia Militar e tem como objetivo realizar o contato comunitário, visando ao fortalecimento da prevenção primária.

Segundo o comandante da 1ª Cia., capitão Frank Fernando Andrade, o Vizinhança Solidária não é um programa de repressão ao crime. “A prevenção primária envolve ações necessárias para identificar e remover condições que são propícias ou fatores que precedem danos à vida, à integridade da pessoa humana ou à propriedade. Realizamos esse trabalho por meio das visitas que o Vizinhança Solidária faz durante o dia a dia do nosso patrulhamento”, explicou o comandante.

Em Barretos, atualmente, existem 12 grupos de Vizinhança Solidária no WhatsApp, distribuídos em 12 bairros, cada um com um tutor e um policial militar responsável pelo acompanhamento. “Por meio do aplicativo de mensagens, conseguimos enviar dicas de prevenção, orientações e atender a população em situações de quebra da ordem, pessoas suspeitas, ocorrências de trânsito, entre outras demandas. Esse programa vem sendo realizado em Barretos e temos angariado bastante credibilidade”, afirmou Frank.

O capitão explicou ainda que o programa tem sido importante na coleta de informações e no trabalho junto à comunidade. “Dessa forma, a população pode se sentir sensibilizada com as atitudes da Polícia Militar e entender que estamos aqui para ajudar e servir”, finalizou o comandante da 1ª Cia.