Esqueci minha senha
Queda do PIB do agronegócio

O Diário - 4 de abril de 2024

Queda do PIB do agronegócio

José David é advogado consultor e conselheiro de agronegócios. Contato: [email protected]

Compartilhar


Os números vinham positivos até o segundo trimestre de 2023, porém a queda generalizada de preços no segundo semestre derrubou os indicadores do desempenho do setor, levando a mais um ano de queda (em 2022, já havia ocorrido diminuição de 2,37% no PIB do setor). Vale destacar, contudo, que mesmo com desempenho negativo em 2022 e 2023, o agronegócio ainda representa 23,8% do PIB do país.

Apesar da safra recorde, o ramo agrícola apresentou queda de 3,26% em 2023, e o segmento pecuário apontou crescimento negativo em 2,3% no mesmo período. O resultado geral só não foi pior em função da excepcional produção agrícola e do crescimento no ramo da pecuária. Ainda assim, a média geral aponta novo decréscimo no PIB setorial na comparação anual.

É importante mencionar que a metodologia utilizada pelo CEPEA/CNA, que abrange todo o agronegócio (insumos, agropecuária, agroindústria e agrosserviços), é diferente da sistemática de cálculo considerada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que engloba apenas a evolução do volume dentro da porteira.    

José David é advogado, consultor e conselheiro de agronegócios. Contato: [email protected]