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Redação de Estudo de Caso

O Diário - 7 de junho de 2025

Redação de Estudo de Caso

Prof. Luciano Borges é Doutor em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, na área dos estudos discursivos e textuais – literatura, artes e mídias digitais

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Escrever analisando

Em um cenário que valoriza a competência prática aliada ao domínio conceitual, a redação de estudo de caso emerge como ferramenta importantíssima para a formação crítica e aplicada. Esse tipo textual não apenas demanda a articulação lógica de ideias, mas também convoca o escritor a interpretar dados, analisar contextos e propor soluções plausíveis. Assim, dois aspectos merecem destaque: o modo como esse tipo textual favorece a aplicação de conhecimentos teóricos em situações concretas e, de forma complementar, sua contribuição para o desenvolvimento da argumentação analítica e fundamentada.

A redação de estudo de caso estimula a aplicação prática de conhecimentos teóricos, consolidando a aprendizagem e promovendo a análise contextualizada de problemas. Ao enfrentar uma situação real, o escritor é instado a empregar conceitos aprendidos para compreender fenômenos específicos. Isso ocorre, por exemplo, quando estudantes de Pedagogia analisam casos de evasão escolar à luz de teorias sociológicas da educação. Em estudos como esse, o texto não apenas registra o conteúdo aprendido, mas demonstra sua utilidade quando aplicado a um cenário concreto, o que reforça a aprendizagem significativa e crítica.

De fato, ao relatar, interpretar e propor intervenções para um problema apresentado, o autor exercita habilidades próprias do pensamento científico e da comunicação eficaz. Em gêneros textuais, por exemplo, que envolvem o estudo de casos clínicos na área de Psicologia ou de processos judiciais no campo do Direito, espera-se que o escritor fundamente suas conclusões, afastando-se de achismos. Portanto, a redação de estudo de caso assemelha-se a um laboratório de escrita analítica, em que se testam hipóteses, se refinam argumentos e se experimentam soluções com a precisão exigida por problemas do mundo real.

Prof. Luciano Borges é Doutor em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, na área dos estudos discursivos e textuais – literatura, artes e mídias digitais