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Redação Dissertativa-Argumentativa

O Diário - 5 de fevereiro de 2025

Redação Dissertativa-Argumentativa

Prof. Luciano Borges é doutor em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, na área dos estudos discursivos e textuais – literatura, artes e mídias digitais 

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Tipo textual

A língua portuguesa abrange diversos tipos textuais, entre os quais, o dissertativo-argumentativo. Aliás, ele se destaca por sua função social: defender uma tese por meio de argumentos consistentes, com o intuito de persuadir o leitor e promover reflexões. Sua estrutura é composta por introdução, desenvolvimento e conclusão, organizando-se de forma clara e lógica para garantir a eficácia da comunicação.

Uma boa introdução é essencial para captar a atenção do leitor e apresentar o tema de maneira clara e objetiva. Para isso, é possível utilizar estratégias como uma pergunta reflexiva, uma citação relevante ou uma contextualização histórica ou social. Em seguida, é crucial enunciar os tópicos frasais que devem ser desenvolvimentos nos parágrafos seguintes. Essa antecipação dos argumentos orienta o leitor e demonstra organização textual.

Um dos pilares desse tipo textual é a argumentação, essencial para o desenvolvimento e a defesa de uma ideia. Argumentar não significa apenas expor opiniões, mas sustentá-las com fatos, dados, exemplos e raciocínios bem fundamentados. Essa habilidade permite ao autor construir um texto convincente, capaz de influenciar o pensamento do leitor e contribuir para debates relevantes na sociedade.

Além da argumentação, a coesão e a coerência são elementos indispensáveis. A coesão garante que as partes do texto estejam conectadas de forma harmoniosa, utilizando recursos como pronomes, conjunções e sinônimos. Já a coerência assegura que o conteúdo faça sentido, com ideias alinhadas e progressão lógica entre os parágrafos. Esses aspectos são especialmente importantes nos parágrafos de desenvolvimento, na medida em que os argumentos devem se complementar para fortalecer a tese central.

Conhecer a estrutura do texto dissertativo-argumentativo é fundamental, uma vez que esse tipo de redação é amplamente solicitado em vestibulares, concursos públicos e processos seletivos em empresas. Portanto, dominar essa habilidade não apenas abre portas para oportunidades acadêmicas e profissionais, mas também capacita o indivíduo a expressar suas ideias com clareza e persuasão, contribuindo para o exercício da cidadania e o diálogo em sociedade.

Prof. Luciano Borges é doutor em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, na área dos estudos discursivos e textuais – literatura, artes e mídias digitais