Esqueci minha senha
Redação

luciano-borges - 29 de março de 2022

Redação

Redação

Compartilhar


Pintura a óleo sobre tela

 


Em algum momento da vida uma pessoa em posição de autoridade fatalmente vai lhe pedir para redigir um texto argumentativo. O que se provará uma tarefa que não é bem uma aventura da qual se deseja participar. Ao contrário, o atendimento ao chamado e a realização do encargo envolvido, como se mostra um trabalho hercúleo, é aceito não sem alguma relutância. Isso porque falar sobre um tema, igualmente, diz sobre você.

 


A obrigação de realizar uma tarefa, como a de redigir textos argumentativos, faz alusão ao destino inescapável, sempre presente nas histórias de heróis e deuses. Trata-se de um futuro, aquilo que acontecerá a alguém. Algo que é inelutável, ou seja, inevitável.

 


Na mitologia nórdica, Odin, o pai de todos, se mostra incapaz de evitar a destruição do seu reino, assim como a morte de todos os deuses de Asgard. Ele sabia o que iria acontecer, pois havia uma profecia sobre o crepúsculo dos deuses nórdicos. Ciente de tudo isso, ainda assim o Ragnarok não pôde ser evitado, apenas lutado, um destino a cumprir.

 


A Moira, na mitologia grega, é o próprio destino. Em outros termos, aquilo que, por sorte, coube a cada um. Os seus desígnios pairam imutáveis sobre homens e deuses, submetendo até mesmo Zeus, o supremo senhor do Olimpo. Isso porque, segundo a tradição, está cifrado no destino o que há acontecer, tanto de bom quanto de ruim, a alguém.

 


Se lhe coube, como destino individual, a redação de um texto argumentativo, isto é, tecer uma opinião sobre um determinado tema, saiba que o ponto de vista defendido no texto vai dizer muito de você. De fato, uma redação revela o conhecimento de mundo de uma pessoa. Pintura a óleo sobre tela, apresenta como ela pensa e reage ao tema. Se consegue propor uma solução ou se também é parte do problema.